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Tudo sobre a Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022

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Curiosidade:  a Honda Fireblade foi lançada em 1992 e, prestes a completar 30 anos de idade, a marca lançou a linha 2022 do modelo no mercado brasileiro. Acompanhem cada detalhe no meu instagram @eliana.malizia, estarei na pista com ela, 19 de Novembro.

Um dos objetivos da Honda com a linha 2022 da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi torná-la mais próxima da RC 213V-S, a versão de competição da moto superesportiva da montadora. Por conta disso, o visual repaginado traz soluções que aumentaram a geração de pressão aerodinâmica. Entre elas estão as aletas nas laterais da carenagem. O sistema “ram-air”, duto que aumenta o fluxo de ar para o motor em velocidades altas, foi revisado.

Um dos atrativos da Fireblade sempre foi seu motor derivado das pistas. Isso permanece, com o quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ entregando 126,2 cv de potência a 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque máximo a 12.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e traz quickshifter bidirecional de série.

A engenharia da Honda tratou também de otimizar a eficiência do propulsor, com comando de válvulas roletado, bielas de titânio e pistões de alumínio forjado. O ângulo de trabalho das válvulas foi reduzido e, junto ao sistema de admissão redesenhado, obteve-se um fluxo otimizado para a queima dentro dos cilindros. Entre outras atualizações, foi utilizado uma ponteira de escapamento da Akrapovic.

Na linha 2022, a Honda Fireblade já conta com acelerador eletrônico. Com isso, surgiram novas possibilidades. Uma delas é a introdução do controle de largada que permite a regulagem da rotação de arrancada. O piloto ainda pode customizar a entrega de potência, a atuação do freio motor e a interferência do controle de empinada.

 

Agora, a moto também tem sensor inercial de seis eixos, permitindo uma atuação mais afiada do ABS e do controle de tração em curvas. Há ainda um painel e instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas. Todas as unidades da nova Honda CBR 1000RR-R saem de fábrica com chave presencial. 

Na ciclística, a moto manteve o chassi de alumínio tipo diamante. Uma das alterações nesse quesito foi a adoção de um pneu maior na traseira, agora de medida 200/55 ZR17 (antes 190/50). Na dianteira, o pneu permanece sendo 120/70 ZR17. A suspensão é fornecida pela Öhlins e tem ajuste eletrônico.

Outra novidade é a introdução de um amortecedor de direção de atuação eletrônica também. Os freios são fornecidos pela Brembo e do modelo Stylema. A distância entre-eixos agora é de 1.455 mm, com inclinação da coluna de direção de 24° e trail de 102 mm (antes, 1.405 mm, 23° e 96 mm) para maior estabilidade. O peso em ordem de marcha é de 201 kg.

Serão duas opções de cores: Tricolor (azul, branco e vermelho) e Preto. O preço sugerido é de R$ 159.900 e têm como base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fireblade rrr 2022No visual, a nova Fireblade apresenta formas que venceram um dos mais importantes prêmios do design internacional: o Red Dot Award, na categoria design de produto. Além disso, o estilo da superesportiva visa eficiência, com a aerodinâmica apresentando pequenos “winglets” situados no interior da carenagem. Na prática, as ‘asas’ são aletas destinadas a elevar a pressão aerodinâmica, assim como há no Mundial de Motovelocidade.

 

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