Connect with us

Sem categoria

Viagem de moto à São Thomé das Letras – Por Eliana Malizia

Uma cidadezinha do sul do Estado de Minas Gerais, localizada no alto de uma montanha. Muita beleza natural e misticismo são encontrados nesta cidade. Dizem que lá já foi visto discos voadores e seres extraterrestres. O que posso garantir é que , trilhas, cachoeiras, grutas, pousadas aconchegantes e opções para práticas

Publicado

em

 

Uma cidadezinha do sul do Estado de Minas Gerais, localizada no alto de uma montanha.  Muita beleza natural e misticismo são encontrados nesta cidade. Dizem que lá já foi visto discos voadores e seres extraterrestres. O que posso garantir é que , trilhas, cachoeiras, grutas, pousadas aconchegantes e opções para práticas de esportes radicais,  você encontrará.

Vambora

 

Hora de ir embora de Sampa com destino a São Thomé das Letras. Antes de chegar em São Thomé, fui conhecer cachoeiras em Carrancas-MG e de lá fui para a Cidade dos Ets. Para chegar na cidade, estava determinado em mente que pegaria 70 quilômetros de estrada de chão, mas muitos em Carrancas não me aconselharam, alertando me que a estrada estava em péssimas condições e mal sinalizada, claro que depois desse alerta, desisti da aventura de percorrer por terra, meio do sertão, afinal, eu estava sozinha.  Segui então 74 km sentido cidade de Lavras e de lá segui pela  Rodovia  Fernando dia ate a cidade de Três Corações de lá, segui placa até São Thomé, os últimos 40 km foi de uma estradinha simpática e cheio de curvas, esse trecho fiquei atenta pois começou a escurecer. Pilotei o restante do trecho apenas visualizando parte da estrada que o farol podia iluminar. Confesso que não gosto de pilotar a noite, mas no fim foi bem relaxante, estrada vazia, fui sentindo o perfume da natureza e curtindo o breu da estrada. De Carrancas até São Thomé foram 200km.

 –

Fui direto para a aconchegante Pousada dos Anjos, qual escolhi para descansar. Tomei aquele banho, tirei equipamento e fui caminhar um pouco ate o centro, a poucos metros da Pousada e fui jantar para recarregar as energias. Simpatizei com o Restaurante O Alquimista e foi lá que entrei, um casarão antigo e charmoso. Provei um delicioso caldo verde e tomei uma taça de vinho. Fechei a noite com chave de ouro e fui dormir literalmente com os anjos.

 –

Amanheceu em São Thomé

Delicioso café da manhã típico mineiro na Pousada , um lugar  esotérico e muito charmoso, me inspirou e me encheu de energia para  conhecer os pontos mais bacanas da cidade. Fui de moto pelas ruas de pedras ate  o Cruzeiro, o Mirante, a Pedra da Bruxa , a casa da Pirâmide, a Gruta, a igreja Matriz. Mas todo cuidado foi pouco, as pedras são escorregadias e desalinhadas. Tudo isso da pra se fazer a pé, todas atrações da cidade são próximas uma da outra.

 A Igreja Matriz

 

Se destaca no meio a praça central,  construída por volta de 1785. Por fora, apresenta o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococo. Sua nave central retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado ao seus pés.

 –

A Gruta

 

A gruta fica do lado da Igreja, o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre. As razões da fuga não são bem esclarecidas, alguns dizem que o escravo fugiu por maus tratos e outros dizem que ele tinha caso com a Irmã do Patrão, que mandou matá-lo. Nesta gruta dizem terem encontrado também imagem de São Thomé .

 –

O cruzeiro

 

Ponto alto da cidade, onde pude ter uma visão de 360 graus de toda a paisagem. Me alertaram que lá é um local perfeito para observar os fenômenos naturais e ufológicos. Muita gente por ali afirma que já viu disco voador e até mesmo colisões energéticas.

 –

O Mirante

 

O mirante foi construído no local mais alto do Parque Antonio Rosa. Achei o local ótimo para relaxar, já que a cidade é mística, aproveitei a energia do local ,  relaxei e meditei um pouco, até tracei em mente minha próxima viagem dos sonhos.

Casa da Pirâmide

 

Me perguntei o porque de uma construção tão moderna e arrojado em um local cercado de construções antigas. Ninguém soube me responder, apenas sabem que foi abandonada e hoje serve para prática de meditação e terapias alternativas. Me deram a dica que lá é o local mais indicado par ver o pôr do sol e claro, sem esquecer dos extraterrestres.

Pedra da bruxa

 

Misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta do rosto de uma Bruxa.  Localizada próxima do Mirante e do Cruzeiro. Por ali partes de areia fofa, fiquei curiosa para seguir de moto nas estradinhas aos arredores. Mas seria chão na certa já que estava montada em uma moto on road. Mesmo assim passei por trechos de terra batida sem problema algum. Faz parte da Aventura.

 –

Vale das Borboletas

 

Essa é atração mais distante da Cidade, mesmo assim, não é longe, apenas 3km da cidade. Um córrego forma duas lindas quedas d’água que com o reflexo do sol parecem cristais descendo  até uma piscina natural. O local é cheio de energia, mas não tive sorte de ver as famosas Borboletas.

 –

Hora de partir

Tudo que é bom dura pouco, então chegou a hora de ir embora. Apenas faltou conhecer a Ladeira do Amendoim que dizem que o barato de lá é ir de carro.

Lugar curioso; os veículos mesmo com o motor desligado, continuam subindo a ladeira.  Essa na verdade é a sensação que é estudada até hoje.  Dizem que existe um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade.

 –

Como não estava de moto e não conseguiria ter essa sensação, deletei essa visita e me despedi da cidade visitando as lojas de artesanatos para levar lembrancinhas da cidade. São Thomé das Letras é extremamente rica em produção artística e artesanal, todas artes  interessantes, tais como esculturas místicas, caixinhas e objetos em papel machê, duendes, gnomos e bruxas modelados em biscuit, discos voadores, roupas em macramé e diversas obras esculpidas na pedra. Fiz minhas comprinhas e voltei para pousada para me arrumar e partir para São Paulo.

 –

Onde ficar

 

Pousada dos Anjos

Pousada estilosa, faz parte do “Circuito do Charme”. Localizada em ponto privilegiado, com vista total para os vales e montanhas.? Comidinhas e café da manhã com direito a histórias e causos contandos pelos anfitriões Toninho e Vânia.

Rua Marcionílio Costa 34,  Centro

Tel: (35) 3234-1465

http://pousadadosanjos-saothome.com.br/

 –

Onde comer

Restaurante O Alquimista – possui diversos pratos da típica comida mineira.

Rua Capitão Pedro José Martins, 07 – Centro  Tel: (35) 3232-3876

Email: restauranteoalquimista@tricor.com.br

 –

Quer alugar motos e quadriciclos para trilhas em São Thomé?

Adventure Loc – Falar com Gustavo

35- 9141.0755

Como chegar partindo de;

– Belo Horizonte (337 km) –  BR 381 sentido São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entrar à esquerda na BR 491 em direção a Três Corações e à esquerda na MG 167 para Bento de Abade. Após percorrer 25 Km, virar à direita até chegar em São Tomé das Letras.

– Rio de Janeiro (460 km) – BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25 km e percorrer 18 km até São Tomé das Letras.

– São Paulo (355 Km) – BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.

São tomé das letras CSC_0442 DSC_0208 DSC_0211 DSC_0216 DSC_0218 DSC_0231 DSC_0238 DSC_0246 DSC_0271 DSC_0283 DSC_0295 DSC_0298 DSC_0312 DSC_0314 DSC_0325 DSC_0340 DSC_0346 DSC_0347 DSC_0348 DSC_0353 DSC_0372 DSC_0374 DSC_0389 DSC_0396 DSC_0416 DSC_0418 DSC_0426

 

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Que tal um bate e volta de Moto amanhã!? Tem dica lá no site...
E vai um pedacinho da matéria... Visitei a Cidade em meados de Agosto ( sendo publicado agora em Setembro), neste dia os restaurantes estavam abertos, mas por conta da pandemia só podia comer na calçada…é sério!! Na calçada mesmo, sem cadeira, mesa..!! Pedi então minha marmitinha no restaurante Velho Valentin – quem me atendeu foi o Garçon chamado Agamenon ( chame por ele, o melhor). Achei um banquinho de madeira frente a casa ao lado, me arrumei ali mesmo para almoçar, e fiz amizade com um cão que me fez companhia e ganhou uns petiscos ( malandrinho). O bacana disso tudo? Minha preocupação era “caramba, e agora? Como farei pra dar a dica de restaurante, tirar fotos para os leitores da minha coluna no site”? Bom, aqui estou..é só contar a real história, são sempre as melhores, e assim foi. A gente tem que aprender a se adaptar com as surpresas, e foi diferente comer na calçada do vizinho, com gente entrando e saindo da casa o tempo todo, “foi uma experiência super elegante”, rs. Mas resumindo? a comida estava deliciosa e matei quem estava me matando. Espero que vocês não precisem almoçar na calçada, mas se quiserem se prevenirem liguem antes, ou levem um banquinho amarrado na moto ( hehe)! Depois me contem! Leia lá no site onde foi o rolê... pertin pertin de Sampa!
  • Sem dúvidas as minhas matérias sobre viagens são as clicadas lá no site. Afinal? Quem não gosta de uma dica de roteiro pra ir de moto? E ebaaa....amanhã tem matéria no ar sobre Joaquim Egídio e Sousas em Campinas... 
Dias atrás postei nos stories um pouco do roteiro e para minha surpresa vários seguidores, ansiosos já pegaram a dica e me enviaram fotos mostrando que já fizeram o bate e volta. Fico tão feliz quando vocês fazem um roteiro que dei como dica ... vocês não fazem ideia!! Sou Feliz duas vezes, pela viagem e ver vocês satisfeitos com as dicas! Obrigada pelo carinho de sempre!!! Então ... não esqueçam, amanhã no site tem matéria completa sobre esse roteirinho delicia!!! No site www.acelerada.com.br #publicidade #heritage #softail #softailheritage #114 #motor114 #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #lifestyle #motolifestyle #softailgram #axxisceleradas #axxis #aceleradadeharley #acelerada #adventure #joaquimegidio #joaquimegidioadventure #campinas #sousas #sousastour #mototurismo #mototerapia #mulheresmotociclistas aceleradas
  • Foto By @korolkovas - Se eu pudesse usava um filtro pra colocar uns quilinhos a mais nesta imagem aí de cima, sério!! Foto de 6 anos atrás e me lembro até hoje que me achava gordénha ( hoje entendo que gordo era o meu cérebro). 
Agora estou na fase que REALMENTE preciso perder peso. Mas ganhei por um ótimo motivo, tive uma bebê, a Bel, a coisa mais linda que já fiz na vida!!! Mas sabe que é engraçado ? A gente está vivendo uma época bacana onde as pessoas estão começando a SE TOCAR que é preciso assumir o corpo que tem, sem neuras , postar fotos com celulite ( todas nós temos), etc etc enfim... importante é o exames de sangue estar em ordem e estarmos de bem com nós mesmo, não deixar perder nossa identidade! Até confesso que curto mais meu rosto mais cheinho! Mas vou contar uma coisa pra vocês... durante a minha gestação, fui em diversos eventos de trabalho e não contei pra ninguém que estava grávida. Mas fiquei sabendo do zum Zum Zum das pessoas comentando “ nossa olha como a Eliana engordou”. Eu já estava com 5 meses Hehe, mal sabiam eles! 
É minha gente... por mais que a cabeça da gente mude , e a gente amadureça, seja mais auto confiante, mudar a cabeça do mundo ainda é e será uma luta daquelas!!!! Me incomodou? Não ... mas apenas lembrei disso porque hoje recomeço minha dieta, pra ficar sarada? Não, apenas pra melhorar minha saúde, pois joelho e lombar não andam muito bem! Partiu treinar, bem-estar é vida! E chocolate, pizza e celulite , tudo junto e misturado forever!!! Mas com moderação! E lembra-se - Confiança e autoestima são muito mais atraentes do que um corpo sarado né ?”. Opa, mas eles ( ou elas 🌈) primeiro olham para seu corpo e depois para sua consciência? Bom, nesse caso é você quem decide o que gostaria que mais chamasse a atenção de alguém: um detalhe no seu corpo, ou sua mente, suas ideias e seu comportamento. Oka?
  • PROCURE CVV 188 @cvvoficial - É triste a gente ver tanta notícia falando sobre acidentes de motos...existe um lado lindo por trás destas notícias divulgadas, e que é pouco mostrada. Posso afirmar que motos SALVAM VIDAS , muitas vidas, salvam pessoas de depressão, de pensamentos negativos, salvam pessoas do estresse, MUDA A VIDA das pessoas...
Fazer uma viagem de fim de semana ou apenas um simples bate e volta ...recarrega bateria pra toda semana, inclusive melhora o rendimento no trabalho e o astral e em casa com a família. Precisamos divulgar mais os mil pontos positivos que o motociclismo com responsabilidade proporciona. Aproveitando o SETEMBRO AMARELO ( alerta prevenção ao suicídio) ,  Fiz uma matéria com o depoimento da Márcia , uma motociclista que quase que cometeu suicídio, mas descobriu no motociclismo a verdadeira felicidade. Neste post um vídeo com ela própria é um resumo do seu relato! A matéria completa logo mais no site, com participação da nossa amiga motociclista, psicóloga e neuropsicóloga @psicoontheroad ( Amably Monari). #setembroamarelo #setembroamarelo💛 #setembroamarelo🎗 #apoieosetembroamarelo #euapoioosetembroamarelo #suicidionãoéfrescura #suicidio #suicídionão #depressao #mototerapia #motociclismo #mulheresfortes #superacao #mulheresmotociclistas #aceleradas #depoimento #compartilhe #motoévida #cvv #profissionalqualificado
  • MT-03 ABS 2021 - quem curtiu? Quem tem uma? Quem tá afins? Gostaram das mudanças? Tem video aqui no IGTV! Foto @stephansolon #mt03 #yamahamt03 #yamahabrasil #yamahabr
  • A nova MT-03 veio com boas novidades e chegou com novo conceito. 
Estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de setembro , nas cores cinza fosco  azul metálico , e o preto metálico ,  preço público sugerido - R$ 25.490,00+frete. @yamahabrasil  @yamaharacingbrasil @clube_yamaheiros_ofc @yamahamtbrasil @mt03.brasil @yamahamt03gye @mt03ce @yamahabrasil @pedropierotti @lanerazevedo @_aceleradas_ @elaspilotam @axxisbymt foto @stephansolon
  • Neste fim de semana rolou o primeiro WOMEN FOR THE RIDE by @triumphbr . Mulheres juntas é tudo de bommm, de moto melhor ainda!!!!! Eu fui de Triumph Scrambler 1200XE...na pontinha da unha do dedão do pé... mas fui que fui rs.... O DESTINO, evento de arrancada na base aérea de Santos organizada pela @revistafullpower ! SUCESSO!!!!!!!!#WomenForTheRide @samuel__franco #MulheresDeTriumph #Aceleradas #ElasPilotam #MulheresMotociclistas
  • Ela tira todas as dúvidas, fala sobre os benefícios do Led e nos da muitas informações interessantes. #luzled #led #osramled  #osram #osrambrasil #eletrecidade #engenhariaeletrica #lumins #iluminação  #seguranca #dicas @marieli_miguel @osramdobrasil.
  • Precisaria de um número gigante de espaço aqui, pra caber tanta Fotos com mulheres que admiro... arrastem dedinho pro lado que além das fotos tem um vídeo MUITO IMPORTANTE pra ser compartilhado!!! Na foto principal...eu trabalhando no autódromo de Interlagos ( com 8 meses de gestação Hehe) , mas no pique e colocando minhas amigas @_aceleradas_ pra acelerar na pista, maioria delas pela primeira vez, realizando um sonho!! 
“Ahhhh como é maravilhoso ser mulher. Cada dia é uma nova descoberta e apoiar, somar e motivar quem eu amo, é muito importante pra mim, vocês não imaginam o quanto!!! Apoie também grupo de mulheres! #VoceNaoEstaSozinha

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com