Connect with us

Mais lidas

Viagem de moto: De São Paulo até Punta del Diablo Uruguai

Published

on

Por Eliana Malizia
Conheça um caminho alternativo e imperdível para quem vai para o Uruguai
A minha viagem de férias foi para Punta del Diablo, no Uruguai. Por ter sido viagem de férias e não para realizar matéria, não fiz mil fotos incríveis, muito menos anotei detalhes, porém , achei um desperdício não publicar esta dica. Como já fui de moto outras vezes para Uruguai pelo caminho tradicional ( via Porto Alegre), e sei que grande maioria faz o mesmo, achei que a dica do caminho alternativo que fiz, seria uma dica preciosa. Então vale contar…
De São Paulo até Punta Del Diablo foram 1670 km para chegar em Punta del Este
O segredo é ir pelo litoral catarinense , seguindo toda vida a rodovia BR101, ate o final dela, a estrada termina em São José do Norte – RS, e o melhor de tudo, uma estrada completamente vazia, maravilhosa, apenas um trecho de 40km com bastante buraco ( asfaltada).
Embora…..eu tenha feito parte off Road porque fiz uma parada para dormir em Mostarda – RS. Foi uma das estradas mais lindas que vi na vida,  rodeada por  dunas, lagos e o mar. 
Sobre Mostardas – RS
A cidade não tem nada, centrinho com pouco movimento e mesmo em um sábado a noite , apenas encontrei uma pizzaria aberta.
Mas Mostardas ficará na lembrança pra sempre, pois lá que conheci um dos lugares mais lindo que visitei!
Já que na cidade nada tinha para fazer, parti logo para o turismo off Road e fui conhecer o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Lagoa do peixe é um dos mais importantes refúgios de aves migratórias da América do Sul: são cerca de 30 espécies do Hemisfério Norte e cinco do Sul, que usam a lagoa como ponto de alimentação e descanso em diferentes estações do ano.
A região é também é paraíso das aves residentes e espécies marinhas, como tainha e linguado. Na Barra da Lagoa, onde o rio encontra o mar e se concentra a maior parte das aves, ainda vivem os últimos pescadores de camarão.
Em todo lugar placas avisando “Para conhecer o parque, é preciso veículo 4×4 ou contratar uma agência”.  Masssss olha só, adivinha como cheguei?
Ok, mas não aconselho ir de moto custom, tá? Então se quiser conhecer ( imperdível), e não está com moto apropriada, você tem a opção de contratar agência. A Garça Turismo (R. Almirante Tamandaré, 855, 3673-1463 ou 9976-0804) organiza passeios de 4×4 até o parque, passando pelo Farol de Mostardas (3 horas, R$ 160 para até quatro pessoas). Procure visitá-lo entre 8h e 17h, quando o dia está claro.
Partiu Balsa
Escrevi laaaaá em cima, que a Rodovia Br-101 acaba em São José do Norte ( ver no site da cidade os horários da balsa).
http://www.saojosedonorte.rs.gov.br/cidadao/lanchas-e-balsas
Primeira Balsa da vida que “os primeiros da fila, são os últimos a entrar”, é que motos entram por ultimo, não entendi, mas enfim….tá valendo.  São 30′ de balsa até Rio Grande- RS.
Veja LINK , o horário da balsa de São José do Norte para Rio Grande – RS
Depois da balsa, falta pouco…..De Rio Grande – RS, até o  que Chuí são mais 240km, e de Chuí até Punta del Este são mais 47km.

Punta del Diablo | Uruguai

Localizada no departamento de Rocha ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa e aproximadamente 47 km do Chuí, cidade brasileira que faz fronteira com o Uruguai, e 298 km da capital Montevidéu, Punta del Diablo é um dos principais povoados do país.
A população fixa é de aproximadamente 650 habitantes e é formada basicamente por pescadores e artesãos.
Punta del Diablo fica a 3km saindo no km 298 da Ruta 9. Na baixa temporada não há muitos turistas e as praias ficam praticamente desertas, o que é ótimo para um bom descanso.
As ruas não são pavimentadas, são de chão batido e com pouca sinalização, mas por ser uma cidade pequena isso não chega a ser um problema, bem pelo contrário, até da um charme especial ao local se somado a arquitetura rústica das casas e restaurantes. Também há grande quantidade de cachorros, todos dóceis e mansos, que andam soltos pelas ruas, praias e estabelecimentos comerciais.
Aconselho levar Pesos Uruguaios, pois a conversão do Real fica um pouco acima da tabela de câmbio e quando se paga em Reais o troco é sempre em Pesos e, também, por ter poucos locais que aceitam cartão de crédito, pelo menos na baixa temporada.

O que fazer em Punta del Diablo

Por ser uma cidade pequena é fácil encontrar e chegar nos pontos turísticos de Punta del Diablo como a Praia dos Pescadores, onde é possível ver os barcos de pesca dos nativos atracados e, também, dá para comprar frutos do mar quando eles retornam da pescaria no fim da tarde. Logo ao lado da praia, à direita, tem a Feira de Artesanatos e um pouco adiante, costeando o mar pelas pedras, pode-se chegar até o pequeno farol .
Seguindo à esquerda da Praia dos Pescadores tem a Praia do Rivero, um pouco maior e com um charme de praia pouco explorada.

Praias de Punta del Diablo

O povoado tem três praias próximas, sendo:
  • Praia do Rivero – a praia menos explorada
  • Praia dos Pescadores – praia central e mais badalada
  • Praia de La Viudaia

Dicas de Punta del Diablo

Acredito que a principal dica é: sempre leve dinheiro no bolso.
  • Leve Pesos Uruguaios. Eles aceitam a moeda brasileira, porém a conversão é inflacionada e o troco é sempre em pesos.
  • Não há postos de gasolina na cidade, o mais próximo é em Castillos, aproximadamente 20 min de carro.
  • Há poucos campings, mas muitos albergues, cabanas e hostels.
  • A cidade tem bastante restaurantes – mas nem todos ficam abertos na baixa temporada – e alguns mercadinhos, que ficam abertos o ano inteiro.
  • Não há hospital, só farmácia.
  • Ah, e sempre leve roupas de frio, mesmo no verão, a noite pode ser gelada.
Não deixa de esticar até acabo Polônio , uns 40km depois de Punta del Diablo.
Cabo Polonio é um povoado uruguaio localizado no Departamento de Rocha. Próximo a sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de morada para lobos-marinhos: La Rosa, La Encantada e el Islote. O nome da cidade vem de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735.
Pra quem não conhece Punta del Este
Super vale uma parada lá, mas se você for ver a cerimônia do por do sol na Casa Pueblo e depois ir jantar no restaurante Miró e pedir o espaguete de frutos do mar.
Paradas na ida para pernoitar ( 2 noites)
Primeira parada, Porto Belo Sc e Mostardas- RS
VOLTA, uma pernoite apenas ( Tubarão – Sc)
Voltei por Porto Alegre e me arrependi cada segundo, deveria ter voltado novamente pela Balsa, pelo mesmo caminho da ida.

Continue Reading

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Mais uma parada, mas agora vale a pena ficar uns dias! Pirenópolis! Pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional #harleydavidsondobrasil #harleydavidson #roadglide #roadglideultra #lifestyle #turismo #mototurismo #turistando #mototerapia #naestrada #onroad #adventure #aventura #mulheresmotociclistas #pordosol #sunset #acelerada #AceleradaParaSerFeliz
  • Mais uma super viagem, desta vez com a Harley-Davidson Road Glide Ultra. Serão quase 3.000km ( ida e volta). Primeira acelerada foi até Uberaba - MG. Agora já estou em Goiás. Mas.... QUAL SERÁ O DESTINO FINAL? #harleydavidsondobrasil #harleydavidson #roadglide #roadglideultra #lifestyle #turismo #mototurismo #turistando #mototerapia #naestrada #onroad #adventure #aventura #mulheresmotociclistas #pordosol #sunset #acelerada #AceleradaParaSerFeliz
  • Matéria lá no site acelerada.com.br, tudo sobre a @harleydavidsondobrasil  Sportster Iron 1200. Magrela lindaaa! #sportster1200 #sportstergram #iron1200 #harleydavidsondobrasil #harley #custom #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #custom #goprobr #testride
  • TESTEI:  Honda CB 1000R , o primeiro modelo da família Neo Sports Café no Brasil. 
Fora do Brasil já existem as 650cc e 300cc. Logo mais matéria no ar!
  • Sobre ser mulher Motociclista...Quer assistir o Vídeo Completo? Disponível  no YouTube ( Acelerada Site) e aqui no instagram (IGTV) - vídeo feito por @agenciablackpepper #mulhermotociclista #lifestyle #estilodevida #naestrada #onroad #aventura #adventure #hondamotos #honda #hondacb650F #cb650f #motonaked #testride #testrider
  • Quer ver o Vídeo Completo? Quer saber mais sobre a Honda Cb650F? Logo mais!!!! Vídeo by @agenciablackpepper #mulhermotociclista #lifestyle #estilodevida #naestrada #onroad #aventura #adventure #hondamotos #honda #hondacb650F #cb650f #motonaked #testride #testrider
  • Muitas vezes não é fácil vencer a preguiça, mas a força de vontade tem efeitos mágicos! Quem supera, vence! Mais um dia de treininho! Foto @simonplestenjak #SemMoleza #Treino #Musculacao #Lifestyle #Estilodevida #bemestar #viverbem #qualidadedevida #smartfit
  • Hoje foi capa do site www.uol.com.br, uma matéria com minha participação, falando sobre a importância da atividade física, principalmente para nós Motociclistas! Postura, força, equilíbrio, condicionamento, precisamos disso tudo, mais ainda os “motoviajantes” né? Colam lá pra ler! Foto by @simonplestenjak #uol #canaluol #smartfit #bike #lifestyle #estilodevida #vidasaudavel
  • Muito bacana as parcerias que estão surgindo junto à minha campanha #TiraOOlhoDoCelular! Uma campanha de alerta contra o uso do celular enquanto dirige! Obrigada @theonebrindes pelos chaveiros! #tiraoolhodocelular

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com