Connect with us

Mais lidas

Viagem de moto: De São Paulo até Punta del Diablo Uruguai

Publicado

em

Por Eliana Malizia
Conheça um caminho alternativo e imperdível para quem vai para o Uruguai
A minha viagem de férias foi para Punta del Diablo, no Uruguai. Por ter sido viagem de férias e não para realizar matéria, não fiz mil fotos incríveis, muito menos anotei detalhes, porém , achei um desperdício não publicar esta dica. Como já fui de moto outras vezes para Uruguai pelo caminho tradicional ( via Porto Alegre), e sei que grande maioria faz o mesmo, achei que a dica do caminho alternativo que fiz, seria uma dica preciosa. Então vale contar…
De São Paulo até Punta Del Diablo foram 1670 km para chegar em Punta del Este
O segredo é ir pelo litoral catarinense , seguindo toda vida a rodovia BR101, ate o final dela, a estrada termina em São José do Norte – RS, e o melhor de tudo, uma estrada completamente vazia, maravilhosa, apenas um trecho de 40km com bastante buraco ( asfaltada).
Embora…..eu tenha feito parte off Road porque fiz uma parada para dormir em Mostarda – RS. Foi uma das estradas mais lindas que vi na vida,  rodeada por  dunas, lagos e o mar. 
Sobre Mostardas – RS
A cidade não tem nada, centrinho com pouco movimento e mesmo em um sábado a noite , apenas encontrei uma pizzaria aberta.
Mas Mostardas ficará na lembrança pra sempre, pois lá que conheci um dos lugares mais lindo que visitei!
Já que na cidade nada tinha para fazer, parti logo para o turismo off Road e fui conhecer o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Lagoa do peixe é um dos mais importantes refúgios de aves migratórias da América do Sul: são cerca de 30 espécies do Hemisfério Norte e cinco do Sul, que usam a lagoa como ponto de alimentação e descanso em diferentes estações do ano.
A região é também é paraíso das aves residentes e espécies marinhas, como tainha e linguado. Na Barra da Lagoa, onde o rio encontra o mar e se concentra a maior parte das aves, ainda vivem os últimos pescadores de camarão.
Em todo lugar placas avisando “Para conhecer o parque, é preciso veículo 4×4 ou contratar uma agência”.  Masssss olha só, adivinha como cheguei?
Ok, mas não aconselho ir de moto custom, tá? Então se quiser conhecer ( imperdível), e não está com moto apropriada, você tem a opção de contratar agência. A Garça Turismo (R. Almirante Tamandaré, 855, 3673-1463 ou 9976-0804) organiza passeios de 4×4 até o parque, passando pelo Farol de Mostardas (3 horas, R$ 160 para até quatro pessoas). Procure visitá-lo entre 8h e 17h, quando o dia está claro.
Partiu Balsa
Escrevi laaaaá em cima, que a Rodovia Br-101 acaba em São José do Norte ( ver no site da cidade os horários da balsa).
http://www.saojosedonorte.rs.gov.br/cidadao/lanchas-e-balsas
Primeira Balsa da vida que “os primeiros da fila, são os últimos a entrar”, é que motos entram por ultimo, não entendi, mas enfim….tá valendo.  São 30′ de balsa até Rio Grande- RS.
Veja LINK , o horário da balsa de São José do Norte para Rio Grande – RS
Depois da balsa, falta pouco…..De Rio Grande – RS, até o  que Chuí são mais 240km, e de Chuí até Punta del Este são mais 47km.

Punta del Diablo | Uruguai

Localizada no departamento de Rocha ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa e aproximadamente 47 km do Chuí, cidade brasileira que faz fronteira com o Uruguai, e 298 km da capital Montevidéu, Punta del Diablo é um dos principais povoados do país.
A população fixa é de aproximadamente 650 habitantes e é formada basicamente por pescadores e artesãos.
Punta del Diablo fica a 3km saindo no km 298 da Ruta 9. Na baixa temporada não há muitos turistas e as praias ficam praticamente desertas, o que é ótimo para um bom descanso.
As ruas não são pavimentadas, são de chão batido e com pouca sinalização, mas por ser uma cidade pequena isso não chega a ser um problema, bem pelo contrário, até da um charme especial ao local se somado a arquitetura rústica das casas e restaurantes. Também há grande quantidade de cachorros, todos dóceis e mansos, que andam soltos pelas ruas, praias e estabelecimentos comerciais.
Aconselho levar Pesos Uruguaios, pois a conversão do Real fica um pouco acima da tabela de câmbio e quando se paga em Reais o troco é sempre em Pesos e, também, por ter poucos locais que aceitam cartão de crédito, pelo menos na baixa temporada.

O que fazer em Punta del Diablo

Por ser uma cidade pequena é fácil encontrar e chegar nos pontos turísticos de Punta del Diablo como a Praia dos Pescadores, onde é possível ver os barcos de pesca dos nativos atracados e, também, dá para comprar frutos do mar quando eles retornam da pescaria no fim da tarde. Logo ao lado da praia, à direita, tem a Feira de Artesanatos e um pouco adiante, costeando o mar pelas pedras, pode-se chegar até o pequeno farol .
Seguindo à esquerda da Praia dos Pescadores tem a Praia do Rivero, um pouco maior e com um charme de praia pouco explorada.

Praias de Punta del Diablo

O povoado tem três praias próximas, sendo:
  • Praia do Rivero – a praia menos explorada
  • Praia dos Pescadores – praia central e mais badalada
  • Praia de La Viudaia

Dicas de Punta del Diablo

Acredito que a principal dica é: sempre leve dinheiro no bolso.
  • Leve Pesos Uruguaios. Eles aceitam a moeda brasileira, porém a conversão é inflacionada e o troco é sempre em pesos.
  • Não há postos de gasolina na cidade, o mais próximo é em Castillos, aproximadamente 20 min de carro.
  • Há poucos campings, mas muitos albergues, cabanas e hostels.
  • A cidade tem bastante restaurantes – mas nem todos ficam abertos na baixa temporada – e alguns mercadinhos, que ficam abertos o ano inteiro.
  • Não há hospital, só farmácia.
  • Ah, e sempre leve roupas de frio, mesmo no verão, a noite pode ser gelada.
Não deixa de esticar até acabo Polônio , uns 40km depois de Punta del Diablo.
Cabo Polonio é um povoado uruguaio localizado no Departamento de Rocha. Próximo a sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de morada para lobos-marinhos: La Rosa, La Encantada e el Islote. O nome da cidade vem de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735.
Pra quem não conhece Punta del Este
Super vale uma parada lá, mas se você for ver a cerimônia do por do sol na Casa Pueblo e depois ir jantar no restaurante Miró e pedir o espaguete de frutos do mar.
Paradas na ida para pernoitar ( 2 noites)
Primeira parada, Porto Belo Sc e Mostardas- RS
VOLTA, uma pernoite apenas ( Tubarão – Sc)
Voltei por Porto Alegre e me arrependi cada segundo, deveria ter voltado novamente pela Balsa, pelo mesmo caminho da ida.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • O que VOCÊS ESTÃO FAZENDO NA QUARENTENA? Conte aí!!! Pra quem esta em casa e com tempo sobrando.. SUGIRO - Fazer uma limpeza no armário, separar roupas que não usa mais para doação - Estudar algum idioma através de Apps - Ler alguns livros que estão na sua listinha e você nunca coloca em prática - Assistir documentários e  filmes na Netflix ( dei dicas no último post). - Aproveitar pra fazer  um dia de beleza, hidratar cabelos, esfoliar a pele, passar gororobas no rosto ( mel eu adoro). - Aprender a cozinhar ( 🤪) - Fazer alongamento e exercícios para fortalecer músculos - Comprar apenas coisas saudáveis e aproveitar o confinamento e comer apenas comidinhas saudáveis! O que mais? E você? Que está FAZENDO??? #quarentena #coronavirus #covıd19 #oquefazernaquarentena
  • Em casa? Com tempo pra dar e vender? Se liga! Quero sua dica de Filme também!! Apaixonados por motos podem encontrar alguns filmes, documentários e séries com temas relacionados a motos. Se você é apaixonado por motos como eu, fica ai a dica para quem assina NetFlix.
Tire o capacete, prepare a pipoca e bom filme! #filmesparamotociclistas #dicasfilme #dicasnetflix #filmesnetflix #netflix #quarentena #oquefazernaquarentena #covid_19 #coronavirus #lifestyle #motoclistas #motociclista #dicas #acelerada
  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com