Texto por Centro Automotivo Jardim Anália –
@jardim_analia ( instagram).
Primeiramente, esqueça sobre o que muitos falam por ai que balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre juntos.
A maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km. Mas todos deixam claro: a execução de um serviço não implica na realização do outro.
Balanceamento e alinhamento têm que ser feitos na sequência?
Não obrigatoriamente. O que se recomenda é que na execução de um serviço verifique-se os parâmetros do outro. Isso é avaliado caso a caso, conforme o cenário do veículo. Ou seja, pode ser que o carro precise passar por balanceamento para correção de algum desgaste do pneu e não tenha a necessidade de alinhamento.
Desgaste Normal
O uso do carro provoca desgaste normal e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, principalmente para quem trafega muito com o veículo e em ruas esburacadas.
Por terem muita quantidade de borracha, os pneus podem apresentar variação do diâmetro, provocando a trepidação que se transmitirá pela suspensão e refletirá no volante do veículo. O balanceamento compensa essa variação com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.
Quando balancear as rodas?
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Sobre o alinhamento
O alinhamento acerta o volante em relação à comunicação precisa com as rodas. Resumindo, o alinhamento vai permitir que o volante fique perfeitamente centralizado, sem que o veículo puxe para um lado ou outro. Mas atenção, um cuidado importante é que o alinhamento da direção deve ser feito com os pneus corretamente calibrados.
Se a direção puxar para a esquerda ou para direita, é sinal de desalinhamento. Uma dica é, em um lugar amplo, plano e vazio, acelerar o carro até 20 km/h e soltar a direção rapidamente para ver se o carro puxa para um lado.
Sobre a cambagem, o que é?
É a inclinação das rodas medida no eixo imaginário vertical, podendo ela ser negativa (as partes do pneu que tocam o chão estão inclinadas para dentro, com o carro visto de frente) ou positiva (para fora). A isso se dá o nome de ângulo de câmber, parâmetro importante para o comportamento dinâmico do carro, que está diretamente ligado à estabilidade em curva.
Quando preciso ajustar essa cambagem?
Esses ângulos de inclinação podem ser alterados pelo desgaste normal, empeno ou até pela quebra de peças, como balanças, buchas e ponteiras do eixo. Isso pode ser conferido na oficina durante a verificação do alinhamento, por exemplo.
O que muitos fazem nos itens empenados é forçar indevidamente o desempeno com ferramentas. Isso muda as propriedades mecânicas dos materiais, podendo voltar a ter a alteração no ângulo de câmber mais rapidamente. Ou até mesmo fragilizar alguma peça e ela se quebrar, o que implicará em segurança. E fique atento, não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço ou outro. Como dito, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.
E fica uma dica bem importante – Fuja dos buracos, evite subidas ou batidas fortes em lombadas, valetas ou meio-fios… podem causar deformação nos pneus, além de desgaste prematuro das buchas da bandeja e também da direção.
Esta dica é do Centro Automotivo JARDIM ANALIA, desde 2002 prestam serviços com transparência e qualidade. Com equipe especializada fazem todos serviços nos prazos definidos.
Na chegada de seu veículo ao Jardim Analia, os danos são avaliados e identificadas todas as necessidades de reparo e ou manutenção.
- Estrutura de atendimento moderna, a fim de atender todas as necessidades do cliente
- Consultoria técnica na abertura e acompanhamento de sinistros.
- Mão-de-obra especializada e treinada.
- Serviços com total transparência e garantia.
Quais serviços?
Funilaria, Pintura, Mecânica e Estética Automotiva.
Depois do serviço feito, acontece o Check-up final dos reparos executados.
- Conferência de qualidade e execução de todos os reparos solicitados no veículo.
- Análise de alinhamento e funcionamento de todos os itens trocados ou reparados.
- Avaliação de qualidade da pintura e tonalidade de cor do veículo.
- Execução de limpeza interna e lavagem do veículo.