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Balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre juntos? Dica do Centro Automotivo Jardim Anália

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Texto por Centro Automotivo Jardim Anália –

@jardim_analia ( instagram).

Primeiramente, esqueça sobre o que muitos falam por ai que  balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre juntos.

A maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km. Mas todos deixam claro: a execução de um serviço não implica na realização do outro.

Balanceamento e alinhamento têm que ser feitos na sequência?

Não obrigatoriamente. O que se recomenda é que na execução de um serviço verifique-se os parâmetros do outro. Isso é avaliado caso a caso, conforme o cenário do veículo. Ou seja, pode ser que o carro precise passar por balanceamento para correção de algum desgaste do pneu e não tenha a necessidade de alinhamento.

Desgaste Normal

O uso do carro provoca desgaste normal e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, principalmente para quem trafega muito com o veículo e em ruas esburacadas.

Por terem muita quantidade de borracha, os pneus podem apresentar variação do diâmetro, provocando a trepidação que se transmitirá pela suspensão e refletirá no volante do veículo. O balanceamento compensa essa variação com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.

 Quando balancear as rodas?

Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.

Sobre o alinhamento

O alinhamento acerta o volante em relação à comunicação precisa com as rodas. Resumindo, o alinhamento vai permitir que o volante fique perfeitamente centralizado, sem que o veículo puxe para um lado ou outro. Mas atenção, um  cuidado importante é que o alinhamento da direção deve ser feito com os pneus corretamente calibrados.

Se a direção puxar para a esquerda ou para direita, é sinal de desalinhamento. Uma dica é, em um lugar amplo, plano e vazio, acelerar o carro até 20 km/h e soltar a direção rapidamente para ver se o carro puxa para um lado.

Sobre a cambagem, o que é?

É a inclinação das rodas medida no eixo imaginário vertical, podendo ela ser negativa (as partes do pneu que tocam o chão estão inclinadas para dentro, com o carro visto de frente) ou positiva (para fora). A isso se dá o nome de ângulo de câmber, parâmetro importante para o comportamento dinâmico do carro, que está diretamente ligado à estabilidade em curva.

Quando preciso ajustar essa cambagem?

Esses ângulos de inclinação podem ser alterados pelo desgaste normal, empeno ou até pela quebra de peças, como balanças, buchas e ponteiras do eixo. Isso pode ser conferido na oficina durante a verificação do alinhamento, por exemplo.

O que muitos fazem nos itens empenados é forçar indevidamente o desempeno com ferramentas. Isso muda as propriedades mecânicas dos materiais, podendo voltar a ter a alteração no ângulo de câmber mais rapidamente. Ou até mesmo fragilizar alguma peça e ela se quebrar, o que implicará em segurança. E fique atento, não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço ou outro. Como dito, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.

E fica uma dica bem importante – Fuja dos buracos, evite subidas ou batidas fortes em lombadas, valetas ou meio-fios… podem causar deformação nos pneus, além de desgaste prematuro das buchas da bandeja e também da direção.

Esta dica é do Centro Automotivo JARDIM ANALIA, desde 2002 prestam serviços com transparência e qualidade. Com equipe especializada fazem todos serviços nos prazos definidos.

Na chegada de seu veículo ao Jardim Analia, os danos são avaliados e identificadas todas as necessidades de reparo e ou manutenção.

  • Estrutura de atendimento moderna, a fim de atender todas as necessidades do cliente
  • Consultoria técnica na abertura e acompanhamento de sinistros.
  • Mão-de-obra especializada e treinada.
  • Serviços com total transparência e garantia.

Quais serviços?

Funilaria, Pintura, Mecânica e Estética Automotiva.

Depois do serviço feito, acontece o Check-up final dos reparos executados.

  • Conferência de qualidade e execução de todos os reparos solicitados no veículo.
  • Análise de alinhamento e funcionamento de todos os itens trocados ou reparados.
  • Avaliação de qualidade da pintura e tonalidade de cor do veículo.
  • Execução de limpeza interna e lavagem do veículo.

JARDIM ANALIA  –  @jardim_analia ( instagram)

Informações e Suporte

Email: contato@jardimanalia.com.br
WhatsAPP: (11)94001-9011

Localização

AV. CELSO GARCIA, 6076 – Tatuapé
São Paulo – SP, 03321-001
Fone: (11) 2028-9000

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