Connect with us

Sem categoria

Castrol Rocket, foguete sobre duas rodas – Homem e máquina em perfeita harmonia, ultrapassando os limites da velocidade

Por séculos, as pessoas realizaram esse sonho, mas um novo destaque está prestes a chegar: em questão de dias, a Triumph, fabricante de motocicletas, se preparará para lançar seu novo recorde de velocidade em motocicletas com a Castrol Rocket.Com sede em Coventry, a inglesa Triumph…

Publicado

em

Por séculos, as pessoas realizaram esse sonho, mas um novo destaque está prestes a chegar: em questão de dias, a Triumph, fabricante de motocicletas, se preparará para lançar seu novo recorde de velocidade em motocicletas com a Castrol Rocket.

Com sede em Coventry, a inglesa Triumph deteve por 15 anos consecutivos (de 1955 a 1970) o recorde de velocidade em terra, tendo interrompido essas atividades temporariamente. Hoje, a Suzuki detém o recorde mundial de 376,363 milhas por hora (605,697 km/h).

 –

A Castrol Rocket é resultado da parceira entre a Castrol e a Triumph em uma tentativa espetacular de recuperar um legado de quebra de recordes que ocorreram em décadas passadas. O objetivo é não somente quebrar o recorde mundial atual nos próximos dias, mas também ultrapassar a marca de 400 milhas por hora (643,737 km/h).

CastrolRocket2014BonnevilleTest_274 D82Q1734

O local

O local dessa nova tentativa é o deserto de sal Bonneville, no estado norte-americano de Utah. É lá que a equipe do projeto Castrol Rocket, incluindo o especialista em aerodinâmica Matt Markstaller, o fabricante de motores Bob Carpenter e o piloto Jason DiSalvo, terão duas oportunidades de estabelecer um novo recorde mundial: de 23 a 28 de agosto no Bonneville International Motorcycle Speed Trials e de 12 a 18 de setembro no Mike Cook Bonneville Shootout.

 –

O deserto de sal Bonneville, localizado no nordeste de Utah, tem mais de 100 km², embora o trecho usado para as tentativas de recorde seja uma simples linha reta delimitada por alguns cones e bandeiras. Para que um recorde seja oficialmente reconhecido, é necessário realizar um trajeto predefinido em uma direção e depois um trajeto de retorno na direção oposta. Em seguida, calcula-se a média desses dois trajetos para determinar se a tentativa de recorde foi bem-sucedida.

 D82Q1734 D82Q1756

A máquina

A Castrol Rocket tem a incumbência de estabelecer o novo recorde mundial para a Castrol e a Triumph. Os números por trás do protótipo aerodinâmico, construído à mão em 2013, impressionam: dois motores turbo Triumph Rocket III de três cilindros localizados atrás do piloto conferem à roda traseira mais de 1000 cv. Cada um dos dois motores em linha tem um deslocamento de 1485 cc. O desempenho máximo é obtido quando o motor atinge a velocidade de 9000 rpm.

 –

Por que Carpenter, fabricante de motores, optou por dois motores? “Fez todo o sentido. Um motor enorme provavelmente queimaria os rolamentos. Com o curso mais curto podemos ter mais RPMs com menos estresse nos motores”, explica Carpenter.

Outro aspecto que convenceu o guru do motor da Castrol Rocket a optar pela variante de dois motores foi o fator peso. “O peso extra de um motor adicional oferece certo atrito, algo difícil de se obter no sal”, conta Carpenter. Jason DiSalvo, que pilotará o foguete de duas rodas sabe: “A superfície salina apresenta pouco atrito. O vento sopra de todos os lados”.

 –

Com a forma de um avião sem asas, o corpo de carbono e Kevlar – o famoso monocoque – da Castrol Rocket tem 7,77 metros de comprimento, 61 centímetros de largura e 91 centímetros de altura. O braço oscilante é feito de alumínio. Os amortecedores Öhlins combinam com os pneus “Land Speed Special”, desenvolvidos especialmente pela Goodyear para que a motocicleta tenha um desempenho perfeito no deserto de sal. O combustível é o metanol – álcool, basicamente. O lubrificante de motor utilizado é o óleo sintético Castrol Power 1 4T 10W40. Para desacelerar o foguete de duas rodas são usados discos de freio de carbono e dois paraquedas.

 –

O piloto

Ao longo de sua carreira, o piloto Jason DiSalvo, motociclista profissional de Stafford, que fica no estado norte-americano de Nova York, fez aparições estratégicas nos campeonatos mundiais de 125 cc, 250 cc e Moto2. Em 2010, competiu pela primeira e única vez na corrida de Moto2 em Indianápolis, chegando ao final entre os dez primeiros.

A principal atividade de DiSalvo é a série AMA Pro Road Racing, em que pilota uma Triumph Daytona. O deserto de sal Bonneville, no entanto, está longe de ser terreno desconhecido para o rapaz de 30 anos. Em 2012, o piloto estabeleceu um recorde de velocidade por lá. “A corrida de velocidade em terra é a mais pura forma de motociclismo. Significa reunir toda a criatividade, recursos e determinação para uma batalha constante contra os elementos”, declara DiSalvo, descrevendo o fascínio que sempre se apodera de todos os envolvidos em Bonneville.

 –

O fabricante dos motores usados nas corridas de quebra de recordes de DiSalvo em 2012 foi Bob Carpenter. Graças aos dois motores Triumph Rocket III desenvolvidos pela Carpenter Racing e à coragem de DiSalvo, é grande a esperança de que a Castrol Rocket, projetada por Matt Markstaller, quebre o recorde atual de 376,363 milhas por hora (605,697 km/h).

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Ontem, domingo dia 20 de outubro. Mais um dia pra ficar pra história! Aconteceu a terceira edição do ACDC no @johnniewash. 100 mulheres motociclistas levaram na garupa pacientes com câncer para rodar pelas ruas de Sampa! Emocionante ? Muito! Rolou palestras, presentes, sorteios, e uma troca de energia sensacional... Fotos by @arthurseraphim - obrigada @johnniewash , @axxisbymt, @harleydavidsondobrasil @bmwmotorradbr @triumphbr @ricardo.t.medrano @sandracavalheiro @deka.rg @debs_legnani @ks1951 @webmotors @marianaromerorp
  • Aceleradinha chegou! Minha filha!!! Fruto do verdadeiro amor! #aceleradinha #mamaeacelerada
  • Sem dúvidas, um dos lugares mais bacana que conheci neste ano! Pirenópolis/Goiás. Cola no site que tem todas as dicas sobre a cidade. Próxima parada? Chapada dos Veadeiros!!!! Claro, de Harlão!!! #RoadGlideUltra #Harleydavidsondobrasil #roadglide #onroad #naestrada #publicidade #lifestyle #aventura #mototerapia #acelerada #goprobr #goprobrasil
  • 20 de OUTUBRO - Mais um evento lindo, levaremos mulheres com câncer para um passeio  em Sampa, e é claro, será na garupa das nossas motos!!!🤘🤘🤘. AC/DC – Lições que aprendemos Antes e Depois do Câncer , onde? 
Johnnie Wash (Rua Gomes de Carvalho, 815 – Vila Olímpia – SP). Para as inscritas - chegar  a partir das 9h
Para galera que não vai levar garupa , motociclistas mulheres ( não inscritas), homens etc, serão bem vindos, chegar a partir das 11hs.  Link para inscrição no site www.acelerada.com.br ( vagas limitadas)
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto
  • Harley-Davidson Riders Camp 2019, um dos eventos que não perco por nada. Resuma-se em Motos ( claroooo), Camping, sol, piscina, céu estrelado, cheiro de mato, cinema ao ar livre, pipoca, show, rock, comida boa, amigos, diversão .... enfim.... só GOOD VIBES!!! #riderscamp2019 #
  • Aqui só tem gente feliz , @_aceleradas_ !!!!!!!!!
  • WE WANT YOU! Dia 20/10 (domingo) vamos organizar mais um tributo à força feminina e prevenção ao #cancerdemama #outubrorosa 
Por isso, você mulher motociclista que quer participar e que consegue levar alguma paciente na garupa junte-se a nós por esta linda causa!!! E você paciente em tratamento ou já curada, esperamos por vocês! Links para inscrições ( vagas limitadas) no site www.acelerada.com.br 
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto #motogirl

Saiba Mais sobre o Evento:
Pelo terceiro ano consecutivo, o Johnnie Wash,  complexo comandado pelo bike buider e apaixonado por motos, Ricardo Medrano, organiza no próximo dia 20 (domingo) ação em prol do Outubro Rosa intitulada “AC/DC – Lições que aprendemos antes e depois do Câncer”. O evento tem como objetivo valorizar a luta de todas aquelas que estão ou que já fizeram o tratamento contra a doença levando assim, autoestima e confiança à todas elas. 
A concentração será no @johnniewash . O Batalhão da Polícia do Exército fará a escolta das mulheres pelas ruas de São Paulo.
  • O que falar das @_aceleradas_ ?  Aqui o espaço é pra todas, você pode ter motinho, você pode ter motão, você pode ser super experiente, você pode ser recém habilitada, pode gostar de custom scooter, esportiva, naked, classica, Big trail, você pode vir e ir quando quiser! “Aceleradas” não é um motoclube e nem motogrupo, é a junção de todos os “motoclubes de mulheres”. A unica regra é fazer novas amizades e ser feliz sem julgamentos, sem preconceito. Um um de mulheres motociclistas e garupas! Resumindo, um encontro para todas as tribos! Fotos by @fernandalimafotografa #aceleradas #estilodevida #lifestyle #elaspilotam #mulheresmotociclistas #ducati #ducatibrasil #xdiavel
  • Café da manhã, presentes Kiko Milano novas amizades, passeio, motos Ducati, muitas Fotos, vídeo, almoço no Cadillac BBQ, sorteios incríveis de artes Érika Caveirão, Capacetes AXXIS, voucher lavagem moto Little Boys, Camiseta Aceleradas, viagem com acompanhante na Pousada  Colônia em Paraty.... dia incrível! Evento lindo! Vídeo por João Salvatore. #aceleradas

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com