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Novas BMW R1250 GS e GSA: evolução na excelência!

Publicado

em

Por Rosa Freitag

Como melhorar um ícone no segmento das big trails?


As motocicletas da linha GS com o motor Boxer e os típicos cilindros “saltados para fora” têm sua legião de fãs. A introdução da refrigeração líquida, em 2013, foi um grande marco de renovação. Nos anos seguintes, inovações em eletrônica e recursos de pilotagem, como o painel TFT, ajuste inteligente das suspensões, modos de pilotagem com aprimoramentos no ABS e controle de tração, Quick Shift e acelerador eletrônico. E agora, uma plataforma de conectividade, com leituras dinâmicas do comportamento da moto e o aplicativo “BMW Motorrad Connected”, que possibilita o controle do áudio do celular no painel e navegação seta a seta, entre outros recursos.


O novo propulsor Boxer bicilíndrico, de oito válvulas e 1.254 cm3, desenvolve 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 143Nm de torque a 6.250 rpm — antes 125 cavalos de potência a 7.750 rpm, 125Nm de torque a 6.500 rpm e 1.170 cm3 do modelo anterior. E a grande inovação nesse motor com controle variável de válvulas é a tecnologia ShiftCam: a árvore de comando proporciona a abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, com diferentes perfis. Dependendo da rotação e da solicitação de carga, o came de comando comuta entre o perfil de carga parcial e o perfil de carga total. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações, aliado ao câmbio de seis marchas com embreagem hidráulica antideslizante, lubrificada a óleo. Virabrequim, pistão, diâmetro do cilindro, fornecimento de óleo, sincronismo das válvulas… tudo é novo! A gasolina ideal para esse motor, com melhoria de 4% na eficiência de consumo, é a Comum; o tanque da GS comporta 20 litros e o da GSA, 30 litros. O freio dianteiro agora tem caliper da marca Hayes (EUA); o traseiro permanece Brembo.


Entre as inovações tecnológicas de série, o auxílio em aclives (HSC Pro), ativado automaticamente, através de um inclinômetro: você solta os freios e a moto não desce. O DBC (Dynamic Brake Control) evita que o acelerador acione em conjunto com o freio em uma emergência e amplifica a transferência da força de frenagem na roda traseira. O ABS Pro não deixa perder a tangência da curva. A pré-carga do amortecedor tem os modos “Min-Auto-Max”, e no automático faz o “sag” adequado de acordo com o peso do piloto, identificando também se há garupa ou peso de bagagem. Todos os modelos vêm com o painel TFT.


Em termos de ergonomia, o assento standard é ajustável em duas posições de altura (85/87 cm) e há opções de kit baixo (amortecedores 20 mm mais curtos, com ESA) e banco baixo (-3 cm). A GSA tem o parabrisa mais alto, pedaleiras mais largas e o ângulo de cáster menor, favorecendo a pilotagem no offroad.
Para quem já possui uma 1200, todos os acessórios de malas servem na 1250. Somente o protetor de motor é diferente devido à nova curva de escape, com 3 sondas lambda para a melhoria da eficiência da queima de combustível.

TEST RIDE ON E OFFROAD


Fiz um roteiro de 300 km, com trânsito urbano, rodovias, estradas vicinais e estradas de terra. Usei o banco baixo com gel do Pedrinho Bancos, e assim pude pilotar com conforto e segurança, apoiando um pé no chão (tenho 1,60m). O centro de gravidade é baixo, e assim que ergui o apoio lateral, a moto se tornou leve e fácil de pilotar. A última GS 1200 que eu havia pilotado foi a 2015, e para mim a diferença mais notável está nas suspensões. Pensei que o recurso do “sag automático” não fosse atuar com o meu peso de 60kg, mas ao sentar e ligar a moto em um botão (o modelo Premium+ que testei é Keyless, então basta deixar o sensor de presença no bolso), a suspensão se ajustou, a altura abaixou e o percurso na estrada foi confortável, com firmeza e segurança nas curvas. Alternei entre os modos Rain, Road e Dynamic Pro (este deixa a arrancada mais “brava”!) e testei o Quick Shift para subir e descer marchas, piloto automático e o auxílio nas partidas em subidas. Nas frenagens, seja para reduzir velocidade ou parar, a frente permanece estável, não afunda e não desequilibra.


Eu considerava a GS 1200 mais divertida de andar no offroad do que no asfalto, pois acho muito confortável a posição em pé, firmando os joelhos nas laterais macias do banco. E com a 1250 não foi diferente! Ergonomia excelente e suspensões muito boas, mantendo a direção da roda dianteira ao passar em buracos, costelas de vaca, poeirão e cascalho. Acionei o modo Enduro Pro (é necessário um plug de codificação para ativar este modo, que permite desativar ABS e controle de tração), e o torque e resposta do acelerador tornam-se ótimos para lidar com as situações de baixa aderência e trechos íngremes. Esta GS transmite muita confiança para acelerar no fora de estrada e fui flanando a 60 km/h com total controle.


Em essência, o novo modelo mantém todas as características que definem a tradicional “GS Boxer”, agregando inovações mecânicas e tecnológicas que justificam um upgrade para quem já tem uma 1200 e fazem balançar a tomada de decisão para quem está considerando uma big trail nessa faixa de preço, a seguir:


Modelos e pacotes:
A R 1250 GS é oferecida com os pacotes: Sport (R$ 69.950,00) e Premium (R$ 82.950,00). O pacote Sport acrescenta aos itens de série farol em LED; luz de posição diurna; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); controle eletrônico de velocidade; protetores de mãos; luzes de direção em LED e banco conforto.
Na versão Premium, todos os equipamentos de série e do pacote Sport, mais controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; kit passageiro; kit de rebaixamento (com banco baixo); motor com acabamento preto; ABS pro; suporte para malas laterais e rodas raiadas.


Há quatro opções de cores: “preto metálico” e “azul metálico” (somente no pacote sport), “exclusive” e “estilo HP” (somente no pacote premium).
A R 1250 GS Adventure é disponibilizada no pacote premium (R$ 91.950,00), que traz, além dos itens de série, controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico da suspensão (ESA); farol em LED; sistema de partida sem chave (keyless); luz de posição diurna; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); controle eletrônico de velocidade; farol adicional em LED; luzes de direção em LED; ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio.


O modelo é oferecido em três opções de cores: “cinza”, “exclusive” e “estilo HP”.

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  • A viagem que virou tatuagem...

Uma das viagens mais incríveis que fiz, de São Paulo pilotando uma Yamaha Crosser 150cc, até o Pantanal. Foi um grande desafio, nunca havia feito uma viagem muito longa com uma 150cc, e nunca imaginei conseguir enfrentar a Transpantaneira  com muiiiiita lama e mais de 80 pontes de madeira em péssimas condições ( e com um bocado de jacarés em baixo delas)! Mas o mais emocionante foi encontrar onças em seu habitat, longe da prisão em zoológicos, ou dopadas pra sairem lindas em self com turistas que não entendem nada sobre ser livre! 
Enfim; uma das 8 onças que encontramos nesta Trip, virou tattoo!!!
Tatuagem feita @tattooyoubrasil , Fotos by Johanes Duarte
  • QUE TAL???? Hoje pela manhã foi apresentado para a imprensa especializada a Kawasaki Z900 2021. Agora a mais potente da categoria; são 125cv!!! mais tecnológica, chega com adição de diferenciais como KTRC (Kawasaki Traction Control) e Power Mode (Controle de Entrega de Potência), que podem ser combinados através do Riding Mode, dispondo de 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain e Rider (configuração manual). Conta ainda com o exclusivo painel TFT e Bluetooth que permite conectar a Z900 ao smartphone. Além da performance, o visual também foi aprimorado e o chassi recebeu melhorias, todo sistema de iluminação agora utiliza LED e as carenagens modificadas de modo minimalista acentuam o que há de mais especial no design Sugomi. Ah, contarei tudo lá no site acelerada.com.br, Preço? Ação de pré-venda especial do dia ‪8 de julho‬ até ‪31 de julho 2020‬, com quantidade limitada. Compras feitas neste período terão preço especial de R$45.990,00 + frete #z900 #kawasaki #kawasakiz900 #nakedz900 #motonaked #testride #acelerada #mulheresmotociclistas #motos #motocicleta #lifestyle #mototerapia #motociclismo #motociclista #trackday #aceleradas #z300 #z1000
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Para concorrer você deve seguir as regras ⬇
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  • Quais as principais mudanças comparando com a 800? Vejam as novidades...e, tem alguma dúvida?? FAÇAM QUALQUER PERGUNTA, e responderei! #tiger900 #novatiger #tiger900gt
  • Olha eu aí avaliando a TIGER 900. Mas fica aqui uma PERGUNTA aos amantes e proprietários de motos BigTrails. O que pesa mais na  balança na hora de escolher entre tantas opinões de Bigtrails? Ser melhor equipada  para o off-road, tecnologia ,desvalorização, baixo peso, potência, autonomia, preço, valor do seguro, manutenção mais acessível, ser fiel a marca, outros? Enfim... explique.... #bigtrail #bigtrailbrasil #mundobigtrail #tiger900 #tiger800 #tiger1200 #triumphbr #triumphbrasil #triumphtiger #triumphmotorcycles #acelerada #mototurismo #testride #testpilot #pilotodeteste #mulheresmotociclistas #aceleradas #solo #axxis #tutto #vaicomelas #goprobr #gopro #goprobikes
  • Hoje rodei quase uns 400 km para avaliar a nova Tiger 900. Sai bem cedo na chuva mesmo, e com sorte , chegando no interior de sampa, o tempo se abriu para o meu super teste! O que vocês gostariam de saber sobre a Tiger 900, aproveitem que ainda não editei o vídeo. 🙌🤘#triumphbr #triumphtiger #tigergt #tiger900 #tigergtpro #tiger900gtpro #tigerrally #tiger900rallypro #tiger800 #triumphtiger800 
#bigtrail #testride #mulheresmotociclistas #acelerada #aceleradas #empoderadas #mulheresfortes #girlpower
  • Quem acompanhou os stories eu colocando a mão na graxa e na tinta ? Aí está a minha bike @huffybicycles que restaurei esses dias durante a quarentena ( foram 4 sábados) ! Partes amassadas, ferrugem, pintura velha. Desmontei, desamassei partes dos paralamas,  lixei, pintei, envernizei, e montei de novo! Deu trabalho? Deu, mais foi muito divertido ....aprendi e faria tudo de novo... tive alguns perrengues ...O certo era jatear antes de pintar, e usei tinta DUCO ( o que me deu um pouco de dor de cabeça ), mas no fim deu tudo certo!!!! E ....logo mais terá outra bike para restaurar, uma MTB que tenho a mais de 15 anos, e nela vou arriscar a pintura flake, será que consigo??? Ah, Valeu @ths_assistencia_tecnica_ltda por emprestar o espaço e ferramentas, esmeril etc etc 🙌!!! Valeu a galera que me enviou comentários quando a tinta deu reação , obrigada @chandanbikeco por me oferecer a corrente nova, mas eu teimosa quis restaurar até a corrente ...por pura diversão ....#vaiporelas #restauração #restaurandobicicletas #bikevintage

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