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Testamos a Yamaha Tracer 900 GT 2020: alma esportiva e conforto de big trail!

Publicado

em

Por Rosa Freitag

Yamaha Tracer 900 GT 2020alma esportiva e conforto de big trail!

Tracer 900 GT é o nome da 2ª geração da MT-09 TracerÉ uma sport touring com atributos de moto esportivamotor tricilíndrico de 847cc com 115 cvrefrigeração líquida, DOHC com 12 válvulas, torque de 8,92 kgf.m e ótima relação peso/potência: 215 kg com o tanque de 18l cheio. As renovações em ergonomiaciclística e recursos de equipamentos e eletrônica reforçam sua proposta de pilotagem confortável, “brutalmente” divertida e com sofisticação, seja solo ou com garupa, em longas viagens ou no dia a dia. Em test ride de 350 km, entre Mogi das Cruzes e o litoral norte de SP, conferi todas as novidades deste motão”, que merecem detalhamento:

Ergonomia: o guidão 5 cm mais estreito que o anterior facilita andar no trânsito e ajuda a manter os braços fora do fluxo de ar em velocidades mais altas. A posição de pilotagem é parecida com de uma big trail, e os novos protetores de mão reforçam essa aparência. parabrisa está maior e pode ser ajustado facilmente em 3 níveis de altura. O banco do piloto tem novo desenho, mais espuma e altura ajustável86,5 / 85 cm  tenho 1,60m e pude apoiar um pé no chão e pilotar com confiançatanque tem uma proteção macia como prolongamento do banco. Na garupa, banco mais espaçoso e pedaleiras mais longas, assim as pernas ficam menos dobradas. A posição das pedaleiras, bem menos recuadas do que na MT-09, também remete a uma big trail e favorece a pilotagem em pé.

Ciclística: a balança 6 cm mais longa, além de dar mais estabilidade em alta velocidade, melhora o conforto para quem vai na garupa, ficando sentado mais distante do eixo. A suspensão dianteira é invertida e regulável – eficiente ao passar em lombadas e buracos (curso de 137 mm). A suspensão traseira (curso de 130 mm) tem fácil regulagem manual da pré-carga – útil para quem alterna o uso com e sem garupa e para experimentar o comportamento da moto nas curvas com um ajuste mais firme ou macio. As rodas são de liga leve, ambas aro 17, com pneus sem câmara para alta velocidade 120/70 (D) e 185/55 (T). O freio dianteiro tem dois discos flutuantes de 298 mm e pinças com quatro pistões, e o traseiro com disco de 245 mm, ambos com ABS.

Recursos: Sistema Yamaha D-Mode: 3 modos de pilotagem, com respostas do motor mais agressivas no modo A, torque forte e contínuo em baixa e alta velocidade no modo STD, e resposta mais suave no modo B; 2 níveis de controle de tração; Quick Shift para subir marchas sem acionar a embreagem, que é assistida e deslizante. O sistema impede o travamento da roda traseira ao reduzir marchas e o freio motor, que em motos esportivas costuma ser contundente, atua com suavidade. O piloto automático tem comando no guidão, fácil de acionar. O painel TFT colorido tem sensor de luminosidade e pode ser configurado com fundo claro ou escuro e diversas opções de exibição do conteúdo do computador de bordo; inclui Shift Indicador: aviso de troca de marcha com a luz indicadora de acordo com a rotação desejada.

A pilotagem é divertida em todos os momentos! O motor Crossplane 3 tem vibração mínima e muito vigor, acertado para entregar torque e potência de maneira linear e progressiva. No modo de pilotagem B, o acelerador é suave nas saídas de semáforos e o modo STD é um bom meio termo para a rodovia. Testei o piloto automático e o quick shifter – recursos que, depois que você usa, não quer viver sem… passei para o modo A na saída do pedágio, e em um piscar de olhos o velocímetro chegou aos 3 dígitos e muito além. A proteção aerodinâmica da bolha, protetores de mão e carenagem trazem segurança para devorar a estrada com vontade, e os freios são eficientes. Nos trechos sinuosos, quem curte ralar pedaleira pode se divertir, pois os pneus grudam bem e é fácil deitar nas curvas.

O conforto do assento e as suspensões impressionaram positivamente, seja nas longas distâncias de estrada, nas curvas da serra e nas lombadas e buracos da cidade. Ficar em pé nas pedaleiras também é ergonomicamente confortável e acho que apenas os pneus comprometeriam o desempenho em estradas de rípio. Como sport tourer que se preza, vem com cavalete central e encaixes para malas laterais, que em breve estarão disponíveis como acessórios. Um modelo que está fazendo muito sucesso na Europa, e com bom custo-benefício por aqui: em azul fosco ou preto metálico, por R$ 49.390 , mais frete.

 

 

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