Por Eliana Malizia
@eliana.malizia
Fat Boy ou Fat Bob? Conheça as diferenças entre os modelos, que fará você decidir de uma vez por todas, qual será sua Harley-Davidson.
A gente já começa confundido pelos nomes…já que são bem parecidos. Mas garanto pra vocês que a forma de pilotar são bem diferentes, e aí está o grande detalhe que fará você decidir qual modelo optar e ser feliz por ai.

Bom, a Fat Bob é uma bobber com visual mais moderno e mais urbana também, geralmente atrai aquele perfil de motociclista que adora as Custom porém ama a posição de moto esportiva.
Os para-lamas e escapamentos curtos, pneus de perfil alto, componentes pintados de preto e acabamentos foscos, inclusive nos escapamentos. O nome foi usado pela primeira vez em um modelo do final dos anos 1970 e começo de 1980, retornando à linha em 2008 para batizar uma Harley mais esportiva. Assim que você sobe na moto, você fica numa posição de ataque, braços mais abertos por conta do guidão largo. Ela é Custom com pegada esportiva. A gente sente a frente leve, e o motor 114, assim que você da mão, responde de forma arisca. Fat Bob é pra quem pretende usar mais a moto na cidade e gosta de torque, muito torque. Ela não tem o mesmo conforto que uma Fat Bob por exemplo. A posição esportiva pode cansar rapidamente nas estradas, mas conheço pessoas que tem a Fat Bob e faz viagens longas, então é claro, sempre muito relativo. Dá pra fazer longas viagens, claro que dá, mas vai do seu pique, postura e preparo físico.
Eu Eliana , com minha vasta experiência em estrada ( 27 anos de estrada), não escolheria a Fat Bob para longas viagens, e sim para bate e volta, passeios de
fim de semana e pra “causar” na cidade, sair do farol dando aquela rasgada, éh… é uma delícia sair igual um foguete no farol, na frente de todos outras motos! Pra fazer curva? A Fat Bob é a moto mais maravilhosa do mundo, respostas rápidas nas mudanças de direção e é fácil deitar a moto e raspar as pedaleiras. Para aquele passeio curto com muitas curvas? A Fat Boy é surpreendente. Legal lembrar que possui Garfo dianteiro invertido e duplo disco de freio. O que colabora muito no seu perfil de moto com pegada esportiva.
E vamos falar de Fat Boy ( apenas uma letrinha muda o nome).
Já a Fat Boy, também com motor 114, arisca e muito forte. Porém a gente sente mais o pesada frente , a posição é bem clássica e confortável, para viagens longas, ela sim é mais estradeira, as respostas em curvas são um pouco menos rápidas que a Fat Bob, mas mesmo assim, responde com precisão.

Eu, Eliana Malizia, com a minha HD preferida, a Fat Boy
Visual também é mas clássico, com os componentes cromados e linhas arredondadas. Criação do final dos anos 1980 inspirada na Hydra Glide de 1949, com design bastante despojado. O farol grande e destacado, guidão também largo, mas mais alto que a Bob. Rodas maciças e pneus largos.
As plataformas ajudam a deixar a posição de pés e pernas mais a vontade e
confortável, você pode ficar horas ali curtindo a paisagem e o ronco do
Motor.
Ela vai bem no trânsito? Super vai, ela é parruda, e em baixa você sente mais o
peso “comparando com a Fat Bob”, mas mesmo assim, levíssima de pilotar, moto
macia e muito leve de pilotar. A impressão que dá, é de estar pilotando uma moto bem menos e com menos peso, ela é fácil mesmo.
Outro ponto positivo da Fat Bob, ela é melhor pra levar garupa. Você e sua garupa ficam na mesma posição, tronco mais reto, e por conta disso vocês conseguem ficar mais juntos e numa sintonia maior , contato maior. Já na Bob, o piloto fica “ deitado” pra frente e o garupa não se acomoda tão bem, para o garupa sentir o contato do corpo do piloto, ele terá que jogar o peso pra frente , atrapalhando a pilotagem do piloto.

Qual Harley escolher?
Nos dois modelos o motor V2 é o Milwaukee-Eight 114 com 1.868cc, que recebe ajustes diferentes nas curvas de potência e torque, mas preserva as mesmas relações de transmissão primária e secundária.
Capacidade do tanque também são diferentes, a Bob com 13,6 litros, já a Fat Boy comporta 18,9 litros de gasolina para uma maior autonomia.
Aí já mostra que o tanque menor é por conta do melhor uso na cidade mesmo. Lembrando que , se quiser pegar estrada com a Bob, claro que da, só “eu” não ousaria ir para muito longe. Ou então faria uma longa viagem, mas com poucos kms por dia. Você tem estas opções!
E aí? Decidiu qual moto comprar? Você vai de Bob ou Boy?