Connect with us

Lançamentos

Teste MT 09 – O modelo de três cilindros da Yamaha

O primeiro detalhe que adorei, o design da MT-09, que teve inspiração nas corridas de drift. O peso é outro detalhe que para mim, conta bastante, o chassi e balança traseira são em alumínio e seu peso é de apenas 191kg em ordem de marcha. A moto é leve, ágil, confortável e instigante, sim, ela convida à dar altas aceleradas,

Publicado

em

 

Por Eliana Malizia

O primeiro detalhe que adorei, o design da MT-09, que segundo a yamaha, teve inspiração nas corridas de drift.  A cor da moto que teste é “roxo”, embora perceba-se apenas quando bate a luz do sol, caso contrário ela parece ser preta. O peso é outro detalhe que para mim, conta bastante, o chassi e balança traseira são em alumínio e seu peso é de apenas 191kg em ordem de marcha. A moto é leve, ágil, confortável e instigante, sim, ela convida à dar altas aceleradas, mas como não pilotei em pista, não pude “abusar” e soube me comportar.

A MT 09 é um modelo esportivo ou  Naked?

Assim que dei as primeiras aceleradas, me veio a dúvida, pois pode-se pilotar de forma esportiva deitando o peito no tanque e cotovelos mais fechados ou no estilo “naked”, braços  e peito aberto encarando o vento. Posso dizer que o seu jeito de pilotar é o que definirá o modelo da moto. Ela é duas em uma. Você pode se posicionar mais na frente ou mais atrás do banco que tem formato estreito na frente e mais largo atrás. A altura do acento de 81,5 cm do solo, e eu com meus 1,70m de altura, coloquei os pés quase inteiros no chão.  Tudo se encaixou muito bem, a MT09 vestiu meu numero.

Motor               

Primeiramente, o som do motor é algo delicioso aos ouvidos. Os três  cilindros é um diferencial da marca Yamaha, são 850cc que geram 115cv de potência à 10.000 rpm e torque de 8,92 kgf.m a 8.500 rpm. Curiosidade; a sigla MT significa “Master of Torque”, um modelo que tem torque em baixas e medias rotações e com bastante força em altos giros. Se não tomar cuidado, a moto empina com facilidade, o segredo é conduzir bem a embreagem x acelerador. O motor possui a tecnologia crossplane no virabrequim; que faz com que os três pistões trabalhem em alturas diferentes, obtendo menor vibração. Com essa tecnologia, consegui sentir a força do motor mesmo em baixos giros.

Yamaha também acrescentou o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), este dispositivo está ligado à injeção eletrônica da moto e detecta as ações do piloto por meio do acelerador eletrônico e esses dados são transmitidos para a ECU. Este propulsor permite  que você tenha três  opções de pilotagem: standard, para uso na estrada ou dia dia, A, indicado para altas aceleradas e B, para uma pilotagem mais moderada. Esses modos não alteram os cavalos da MT, o que muda é a abertura da borboleta. Optei pilotar nas ruas e estradas com o  modo  standard e mesmo assim a resposta foi rápida…bem rápida, ao ponto de “se bobear, a moto  empinar”!

Freios/suspensão?

A MT09 vem equipada com os freios ABS que não é possível ser desligado, o que pode atrapalhar quem for pilotar em pista. Na dianteira conta com dois discos flutuantes de 298 mm e 4 pistões em cada pinça, na traseira um disco simples de 245mm.

Suspensão – Na dianteira a suspensão é invertida do tipo upside-down da marca Kayaba, com 41 mm de diâmetro interno e curso de 137 mm e possui ajustes de pré carga e retorno. Na traseira do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso na roda. Sua posição e inclinação contribuem para a centralização de massa no modelo. Um conjunto que me proporcionou bastante conforto nas ruas irregulares e também nas estradas.

Conclusão

A MT09 é uma  moto de fácil pilotagem, forte, leve e muito confortável, as respostas na curva é incrivelmente eficaz. Ela é perfeita aos que querem pilotar em estrada, nas ruas e até mesmo em pistas ( lembrando que o ABS não pode ser desligado). Se eu for apontar um detalhe que não gostei,  foi o posicionamento da buzina, precisei tirar os dedos do manete para alcançá-la. Mas um pequeno detalhe que,  perto de tantas qualidades e tecnologia que o modelo possui, não me impediria de escolher a MT como a minha próxima moto.  Foi uma experiência de pilotagem agressiva e ao mesmo tempo confortável, uma junção perfeita e de muita personalidade! Aprovada!

Ficha Técnica?Yamaha MT-09

Cores: Cinza fosco, Roxo e Laranja?

Preço sugerido: a partir de R$ 35.990

 

 

 

Nome do Modelo

MT09

 

Peso e Dimensões

Comprimento Total

2.075mm

Largura Total

815mm

Altura Total

1.135mm

Altura do assento

815mm

Distância entre-eixos

1.440mm

Altura Mínima do solo

135mm

Peso em Ordem de Marcha

191Kg

Raio mínimo de giro

3.037mm

 

Motor

Refrigeração líquida, 4 Tempos, DOHC, 12 válvulas

Cilindros

3 Cilindros em linha

Cilindrada

847cm3

Diâmetro X Curso

78.0mm×59.1mm

Taxa de Compressão

11.5 ? 1

Potência Máxima

115cv @ 10.000 rpm

Torque Máximo

8,92 kgf.m @ 8.500 rpm

Tipo de partida

Elétrica

Sistema de Lubrificação

Cárter Úmido

Capacidade do Óleo do Motor

3.4L

Tipo de Combustível

Gasolina

Capacidade do Tanque (reserva)

14L (2,8L)

Tipo de alimentação

Injeção Eletrônica

 

Transmissão

Transmissão Primária

Engrenagens

Transmissão Secundária

Corrente

Tipo de Embreagem

Úmida, Multi-Disco

 

Relação

6 velocidades

1ª Marcha

2.667(40/15)

2ª Marcha

2.000(38/19)

3ª Marcha

1.619(34/21)

4ª Marcha

1.381(29/21)

5ª Marcha

1.190(25/21)

6ª Marcha

1.037(28/27)

 

Chassis

Tipo

Diamante

Ângulo do Cáster

25°00?

Curso

103mm

Pneu Dianteiro

120/70ZR17M/C (58W) (Tubeless)

Pneu Traseiro

180/55ZR17M/C (73W) (Tubeless)

 

Freios

Dianteiro

Hidráulico, Disco Duplo

Diâmetro dos discos Dianteiros (externo)

298mm

Traseiro

Hidráulico, 1 disco

Diâmetro do disco Traseiro

245mm

 

Suspensão

Dianteira

Garfo Telescópico, Invertido (Marca Kayaba)

Diâmetro do tubo interno

41mm

Curso da Roda

137mm

 

Traseira

Balança Traseira em Alumínio, Monocross, com Link

Curso da Roda Traseira

130mm

 

Elétrica

Sistema de Ignição

TCI (Transistor controlled ignition)

Bateria

12V,8.6Ah

 

Lâmpadas

Farol

Halógena, 12V,60/55W(×1)

Luz de Posição

12V,5W(×2)

Lanterna e Freio

LED

Piscas

12V,10W (×4)

 

Painel Multifuncional

Velocímetro

 

 foto 1 mt09 fcoto 5 foaato 4 foato 3 foqto 2 foqto 3 fotmo 3 foto 1 foto 2 foto 3 foto 4 foto 5 foto m1 foto s2 fotoaa 2 fotos 5 fotqo 1 fotso 4 fqoto 4i

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Outro lançamento que rolou no @festivalduasrodas - a Harley-Davidson LOW RIDER S - um modelo clássico dos anos 80, estilo californiano - com Motor de 1.868 cc,  Milwaukee-Eight 114. Gostaram???? #lowriders #lowriderbikes #lowriderbrasil #harley #harleydavidsonlowrider #lowrider #harleydavidson #harleydavidsondobrasil
  • Ducati apresentou no @festivalduasrodas , a esportiva Panigale V4 S, com motor de 4 cilindros, 1.103 cc de cilindrada, o motor rende 214 cavalos de potência a 13.000 rpm e 12,6 kgfm a 10.000 rpm. O peso?  leve pacas, apenas 175 kg. #ducati #ducatibrasil #panigalev4 #v4 #ducativ4rs #desmowomen
  • As Aceleradas, participaram de uma ação linda, pilotaram pela primeira vez no autódromo de Interlagos, um sonho realizado! Leia lá no site acelerada, elas contam sobre este momento inesquecível. Experiência oferecida pela @ducatibrasil no @festivalduasrodas. #aceleradas #festivalduasrodas2019 #festivalduasrodas #elaspilotam #desmowomen #ducati #ducatibrasil #elianamalizia Fotos @arthurseraphim e @alek_ribet
  • Mais um pouquinho de como foi  o dia das Aceleradas no @festivalduasrodas , testando as motos da @ducatibrasil !!!!! #sucesso #ducati #ducatibrasil #aceleradas #elaspilotam #mulheresmotociclistas #festivalduasrodas #festivalduasrodas2019 #desmowomen
  • Mulheres motociclistas realizando o sonho de pilotar no autódromo de Interlagos! A ação foi única e inesquecível, obrigada @ducatibrasil
  • Ontem, sábado, rolou uma ação lindaaaa no @festivalduasrodas - A @ducatibrasil proporcionou um dia especial e super VIP para algumas mulheres motociclistas. Na real.... elas vivenciaram um dia emocionante - pela primeira vez, acelerar no autódromo de Interlagos. Tiveram também a companhia do @piloto_leandromello e do @felipetitto ( embaixador da Ducati). Tiveram aula de auto maquiagem , by @cliniquebrasil . E mais, encerraram à noite curtindo  o show da Capital Inicial. FOTOS @arthurseraphim
  • Quantos cabem em cima de uma moto? Eu vejo dois cachorros, uma galinha, cinco crianças e dois adultos ... quem da mais? Rs
  • Hoje fez um dia lindo no Autódromo de Interlagos.... onde está rolando o Festival Duas Rodas. E olha só um dos modelos disponíveis para Test Ride.... a recém lançada no Brasil, a Triumph Scrambler 1200.  E VOCÊ ? QUAL MODELO GOSTARIA DE PILOTAR/Testar? #festivalduasrodas #festivalduasrodas2019 #autodromodeinterlagos #triumph #scrambler1200
  • Galera, pra quem esta com dúvidas sobre os tipos de ingressos para o melhor evento do ano, o @festivalduasrodas , arraste  para o lado , e veja todas as imagens! Qualquer dúvida, mande aqui nos comentários ou entrem no site www.festivalduasrodas.com -  Encontro vocês neste final de semana heinnnnn, lá  no Autódromo de Interlagos. #festivalduasrodas #autodromodeinterlagos #testride

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com