Connect with us

Última notícia

Viagens em grupo – Quais cuidados tomar? e quais MICOS evitar?

Publicado

em

Por Eliana Malizia

Vai viajar em grupo? Leia atentamente e se liga, dicas de segurança e dicas para não atrapalhar o role, a viagem pode e deve ser incrível para todos!

01. No ponto de saída, tem que rolar sempre o Briefing, vale também usar o grupo do passeio do Whatsapp para fazer isso (e depois reforçar pessoalmente), importante que todos integrantes tenham os endereços das paradas e principalmente do destino final. Muitos motociclistas procuram grupos de passeios por não se sentirem muito confiantes  sozinhos, então ter os endereços em mãos, deixará todos  seguros e relaxados.

Legal aproveitarem o Briefing para combinar quem pagará o pedágio de todos ( um vai na frente e efetua o pagamento de todas as motos).

Todos devidamente equipados, e briefing feito? Ótimo começo, o role  tem tudo pra ser sucesso!

E mais: em GRUPOS GRANDES, super recomendado uso de rádios comunicadores entre o guia que vai na frente  (ROAD CAPTAIN), e o SERRA FILA ( que vai por ultimo). Para uma melhor comunicação em caso de alguma ocorrência.

OBS: Guia, líder, ajudante, road captain, serra fila, guia do fundo, enfim…use o nome que quiser, os nomes Road Captain e Serra Fila são  muito usados, mas sem regras quanto a isso, use o no que quiser no “seu”briefing. O importante é que seja organizado!


02. Respeite o limite de cada um, viajar em grupo é momento  pra curtir a galera, a paisagem, a estrada, a moto, os amigos e novos amigos, então nem pense em acelerar, ficar fechando os amigos, instigar brincadeiras que podem causar acidentes. Tem sempre um amigo que é novato na estrada e acaba ficando pra trás. O ideal mesmo é que os que aceleram menos, fiquem na frente, assim os mais acelerados conseguem cuidar e respeitar melhor os “não tão acelerados”. Esta estratégia da muito certo.

03. Sempre que tiver alguma bifurcação, alguma saída,  certifique que o colega de trás esta próximo, e se o mesmo esta acompanhando o roteiro. Caso ele tenha ficado muito para trás, diminua a velocidade para que ele veja para onde você foi. E mais, se você esta muito a frente do seu amigo, sinal que a galera da frente está  acelerando mais do que deve. Não deixa seu amigo se perder, o motociclista da frente ( teoricamente) é sempre o guia do motociclista que esta atrás. Se liga! Não tenha medo de ser perder, o cara que esta na sua frente, também vai esperar você. Um cuidando do outro, sempre!

04. Não pilote muito próximo do amigo, mantenha sempre uma distancia de 1 moto ( imagine uma outra moto no espaço entre vocês). PRINCIPALMENTE em momentos de curvas, não tem nada mais perigoso que fazer a curva com alguém colado na traseira. Quando alguém cola, a gente não sabe se olha pra frente ou se olha para o retrovisor, e isso pode fazer o motociclista se sentir pressionado, desconcentrar  e perder a curva.

05. Durante o role, se alguma moto quebrar, apenas o motociclista da moto quebrada e o motociclista  guia (que fica por ultimo),  devem parar . Restante siga  em frente, somos todos parceiros, porém se uma moto quebra, o passeio deve continuar. Se todos resolverem parar pra ajudar, vai só atrapalhar, estragar o role de todos e pior, moto parada em acostamento é perigoso, apenas devem parar em extrema urgência. Neste caso, o motociclista com a moto quebrada e o Guia que irá ajudar. ( repito).

06. Melhor posicionamento na estrada ( reta) – Posição alternada é a mais indicada, é  possível ver o que acontece e ter tempo e espaço para uma manobra evasiva ou emergencial. Legal que desta forma, a gente consegue ver o colega pelo retrovisor, se você não esta vendo seu colega que vem atrás no retrovisor,  sinal que estão muitos distantes ou muito próximos. Então…Corrija!

Veja as figuras…

E aproveito para mostrar nas figuras acima, alguns sinais que o Guia da frente costuma usar.

07. Não pilote de forma desconfortável, orelha dobrou dentro do capacete, abriu bolso da jaqueta e esta te atrapalhando, a luva esta apertada, esta com mal estar, enjoo, muito sono, esta com muita vontade de ir ao banheiro…enfim, não é seguro pilotar aflito, levante as mãos para o guia ( que fica por ultimo) e sinalize que precisa parar. Apenas vocês dois farão a parada para resolver o probleminha. Sempre avise,  NÃO pilote com algo lhe incomodando. É bastante perigoso. Bem estar é segurança, sempre!!

08. Moto sempre abastecida e revisada antes do passeio. Imagina que só você precisa parar para abastecer e por isso, tenha que parar o grupo todo….ahhhh,  Mico feio hein, e mais, esqueça  um pouco o cigarro nas paradas para abastecer, você  esta viajando em grupo, ninguém é obrigado esperar você fumar. É assim que funciona, da mesma forma que você não poderá  dar aquela tragadinha, algumas pessoas também deixarão alguns hábitos comuns nas paradas; tomar café, demorar no banheiro, tirar as botas pra relaxar um pouco. Enfim, todos tem que ceder um pouco, deixe estes hábitos para quando estiver viajando sozinho, ou com 2, 3 amigos. É só combinar antes, assim não rola treta!

09. Na parada para o almoço, evite comer muito, barriga cheia costuma dar sono na estrada. Aproveite para tomar café, alongar pernas claro, papear e fazer muitas fotos com os amigos. Registrar momentos em grupo é sempre gratificante.  AH, só não fotografe o amigo com boca cheia, por favor! hehe

Bebidas alcoólicas nem pensar, alias, acho que nem preciso dizer aqui né?

10. Jamais ultrapasse o Guia. Você pode facilmente  se perder.

Lhe pareceu tudo complicado e difícil? Mas não, não é, tudo isso acaba virando hábito comum, questão de educação, respeito e companheirismo. Mas…se mesmo assim continua sendo difícil pra você, então é sinal que você não tem perfil de ser um motociclista que rode em grupos. Importante é ser feliz, fazer roles incríveis e jamais atrapalhar o role dos amigos. Boa viagem galera!

Por Eliana Malizia

 

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Ah, o Salão 2 Rodas só começa amanhã, mas já vou mostrar pra vocês as grandes novidades expostas no Salão 2 Rodas 2019. 
Triumph  Street triple RS e Nova Triumph Rocket 3 R ( agora com Chassi/menos 40kg). E tem novo scooter 250cc na Yamaha, a XMAX. E mais, Yamaha Niken GT ( a moto de 3 rodas) e um protótipo incrível, a Yamaha Motoroid.
Honda motos apresentou a nova ADV150cc, a nova CB650R , também o scooter Forza 300, e as novidades da família 500.
E tem mais, Kawasaki Z900 ( prevista para final de 2020). Tem também novidades da Vespa e Royal Enfield. Venham que tem muiiiita motona por aqui! E logo todos detalhes dos modelos no site www.acelerada.com.br #s2r #salaoduasrodas #salaoduasrodas2019
Foto by @thaysmartins7
  • Curiosidade da Chapada dos Veadeiros: o tamanho da Chapada, equivale a 9.250 campos de futebol oficiais. E lá fui eu, com a “nave” Harley-Davidson Road Glide Ultra. #chapadadosveadeiros #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglideultra #roadglide #chapadasoaveadeiros #goprobr #gopro #axxis #evoke
  • São mais de 10 anos escrevendo sobre roteiros de viagens. E sem dúvidas a melhor recompensa de todos este trabalho, são as mensagens que recebo de motociclistas agradecendo pelas dicas.
Sempre tento fugir dos roteiros clichês, muitas vezes pegando dicas com moradores locais. É tudo feito com muito carinho e cuidado, pensando 100% em vocês. Enfim, continuo na estrada, em busca de qualidade em todos detalhes, em busca de lugares descolados e pitorescos...pra vocês “copiarem” depois ....hehe...ah, e tem matéria nova no site. De Harlão, de sampa até CHAPADA DOS VEADEIROS, vambora dar uma ACELERADA até lá? #chapadadosveadeiros #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #mototerapia #viagemdemoto #publicidade #lifestyle #estilodevida #acelerada #adventure #roadglide #capacetesaxxis #axxis #gopro #goprobr #roadglideultra2019 #roadglideultra
  • Obrigada Deus, por conhecer tanta gente bacana...por participar de tantos eventos incríveis...obrigada por ter um trabalho que amo. 🙌🙌🙌
  • Ontem, domingo dia 20 de outubro. Mais um dia pra ficar pra história! Aconteceu a terceira edição do ACDC no @johnniewash. 100 mulheres motociclistas levaram na garupa pacientes com câncer para rodar pelas ruas de Sampa! Emocionante ? Muito! Rolou palestras, presentes, sorteios, e uma troca de energia sensacional... Fotos by @arthurseraphim - obrigada @johnniewash , @axxisbymt, @harleydavidsondobrasil @bmwmotorradbr @triumphbr @ricardo.t.medrano @sandracavalheiro @deka.rg @debs_legnani @ks1951 @webmotors @marianaromerorp
  • Aceleradinha chegou! Minha filha!!! Fruto do verdadeiro amor! #aceleradinha #mamaeacelerada
  • Sem dúvidas, um dos lugares mais bacana que conheci neste ano! Pirenópolis/Goiás. Cola no site que tem todas as dicas sobre a cidade. Próxima parada? Chapada dos Veadeiros!!!! Claro, de Harlão!!! #RoadGlideUltra #Harleydavidsondobrasil #roadglide #onroad #naestrada #publicidade #lifestyle #aventura #mototerapia #acelerada #goprobr #goprobrasil
  • 20 de OUTUBRO - Mais um evento lindo, levaremos mulheres com câncer para um passeio  em Sampa, e é claro, será na garupa das nossas motos!!!🤘🤘🤘. AC/DC – Lições que aprendemos Antes e Depois do Câncer , onde? 
Johnnie Wash (Rua Gomes de Carvalho, 815 – Vila Olímpia – SP). Para as inscritas - chegar  a partir das 9h
Para galera que não vai levar garupa , motociclistas mulheres ( não inscritas), homens etc, serão bem vindos, chegar a partir das 11hs.  Link para inscrição no site www.acelerada.com.br ( vagas limitadas)
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto
  • Harley-Davidson Riders Camp 2019, um dos eventos que não perco por nada. Resuma-se em Motos ( claroooo), Camping, sol, piscina, céu estrelado, cheiro de mato, cinema ao ar livre, pipoca, show, rock, comida boa, amigos, diversão .... enfim.... só GOOD VIBES!!! #riderscamp2019 #

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com