Connect with us

Última notícia

Viagens em grupo – Quais cuidados tomar? e quais MICOS evitar?

Publicado

em

Por Eliana Malizia

@eliana.malizia @_aceleradas_

Vai viajar em grupo? Leia atentamente e se liga, dicas de segurança e dicas para não atrapalhar o role. A viagem pode e deve ser incrível para todos!

01. No ponto de saída, tem que rolar sempre o Briefing, vale também usar o grupo do passeio do Whatsapp para fazer isso (e depois reforçar pessoalmente), uma dica é que todos integrantes tenham os endereços das paradas e principalmente do destino final. Se não for passado esses detalhes no briefing, muitas vez não acontece, você que é novato nos passeios, anote todos endereços por prevenção. Muitos motociclistas procuram grupos de passeios por não se sentirem muito confiantes  sozinhos, então ter os endereços em mãos, deixará todos  mais seguros, pois se algo acontecer e ficar pra trás, você pode usar seu GPS. : )

Legal aproveitarem o Briefing e combinar quem pagará o pedágio de todos ( um vai na frente e efetua o pagamento de todas as motos). É um super conforto e mimo para os convidados.

Todos devidamente equipados, abastecidos e briefing feito? Ótimo começo, o role  tem tudo pra ser sucesso!

E mais: em GRUPOS GRANDES, super recomendado uso de rádios comunicadores entre o guia que vai na frente  (ROAD CAPTAIN), e o SERRA FILA ( que vai por ultimo). Para uma melhor comunicação em caso de alguma ocorrência. Mas claro, não é acessório obrigatório.

OBS: Guia, líder, ajudante, road captain, serra fila, guia do fundo, enfim…use o nome que quiser, os nomes Road Captain e Serra Fila são  muito usados, mas sem regras quanto a isso, use o no que quiser no “seu”briefing. O importante é que seja organizado!

02. Respeite o limite de cada um, viajar em grupo é momento  pra curtir a galera, a paisagem, a estrada, a moto, os amigos e novos amigos, então nem pense em acelerar, ficar fechando os amigos, instigar brincadeiras que podem causar acidentes. Tem sempre um amigo que é novato na estrada e acaba ficando pra trás. O ideal mesmo é que os que aceleram menos, fiquem na frente, assim os mais acelerados conseguem cuidar e respeitar melhor os “não tão acelerados”. Esta estratégia da muito certo. Mas sempre tem a galera que anda mais devagar e gosta mesmo de ficar atrás de todos. Deixe eles a vontade, talvez se forem na frente, se sentirão “pressionados”.

Vai outra dica para galera que ficar para trás; Na volta do passeio, é normal a galera acelerar um pouco mais, e galera que fica para trás, costuma acelerar ainda menos, muitas vezes estão cansados e mais relaxados mesmo, então tomem cuidado, se alguém de trás pegar saída errada, o certo é que todos sigam juntos no mesmo erro, unidos na alegria e na tristeza ( hahaha). Lembre-se, o guia do fundo que é responsável pela turma de trás, então ele verá o novo caminho a ser feito. Não se preocupe com a turma da frente, eles irão se comunicar e não terá problema se as turmas se separarem. Errou caminho, fez a galera toda de trás errar também? Nada de ficar bravo, nervoso, isso acontece. Alias, em todos passeios em grupos acontece algo fora do planejado, totalmente normal, vai se acostumando,  faz parte da aventura. Importante é, o guia do fundo estar com esta galera, se ele não estiver, algo esta muito errado, dai você pode ficar bravo com o Guia, mas mesmo assim, sem brigas. Pegue o seu GPS e aprenda a ser mais independente, isso lhe fará um bem danado.

03. Sempre que tiver alguma bifurcação, alguma saída,  certifique que o colega de trás esta próximo, e se o mesmo esta acompanhando o roteiro. A galera geral do passeio são guias, é preciso sempre cuidar de quem esta atrás de você. Muitos reclamam do colega da frente, mas também não cuida do de trás. Então antes de reclamar, veja se você esta cuidando também.

Caso ele tenha ficado muito para trás, diminua a velocidade para que ele veja para onde você foi. Não deixa seu amigo se perder, o motociclista da frente ( teoricamente) é sempre o guia do motociclista que esta atrás. Se liga! Não tenha medo de se perder, o cara que esta na sua frente, também vai esperar você. Um cuidando do outro, sempre! Porém, o que pode acontecer também, na hora das ultrapassagens, você ficar muito muito muito pra trás e o cara que estava na sua frente, por segurança não diminuiu a velocidade por segurança. Então lembre-se que é preciso esperar a galera de trás, mas sem colocar sua vida em risco. Legal ter um posto de gasolina de parada, para esperar galera que ficou pra trás.

04. Não pilote muito próximo do amigo, mantenha sempre uma distancia de 1 moto ( imagine uma outra moto no espaço entre vocês). PRINCIPALMENTE em momentos de curvas, não tem nada mais perigoso que fazer a curva com alguém colado na traseira. Quando alguém cola, a gente não sabe se olha pra frente ou se olha para o retrovisor, e isso pode fazer o motociclista se sentir pressionado, desconcentrar  e perder a curva.

05. Durante o role, se alguma moto quebrar, apenas o motociclista da moto quebrada e o motociclista  guia (que fica por ultimo),  devem parar . Restante siga  em frente, somos todos parceiros, porém se uma moto quebra, o passeio deve continuar. Se todos resolverem parar pra ajudar, vai só atrapalhar, estragar o role de todos e pior, moto parada em acostamento é perigoso, apenas devem parar em extrema urgência. Neste caso, o motociclista com a moto quebrada e o Guia que irá ajudar. ( repito).

06. Melhor posicionamento na estrada ( reta) – Posição alternada é a mais indicada, é  possível ver o que acontece e ter tempo e espaço para uma manobra evasiva ou emergencial. Legal que desta forma, a gente consegue ver o colega pelo retrovisor, se você não esta vendo seu colega que vem atrás no retrovisor,  sinal que estão muitos distantes ou muito próximos. Então…Corrija!

Veja as figuras…

E aproveito para mostrar nas figuras acima, alguns sinais que o Guia da frente costuma usar.

07. Não pilote de forma desconfortável, orelha dobrou dentro do capacete, abriu bolso da jaqueta e esta te atrapalhando, a luva esta apertada, esta com mal estar, enjoo, muito sono, esta com muita vontade de ir ao banheiro…enfim, não é seguro pilotar aflito, levante as mãos para o guia ( que fica por ultimo) e sinalize que precisa parar. Apenas vocês dois farão a parada para resolver o probleminha. Sempre avise,  NÃO pilote com algo lhe incomodando. É bastante perigoso. Bem estar é segurança!!

08. Moto sempre abastecida e revisada antes do passeio. Imagina que só você precisa parar para abastecer e por isso, tenha que parar o grupo todo….ahhhh,  Mico feio hein, e mais, esqueça  um pouco o cigarro nas paradas para abastecer, você  esta viajando em grupo, ninguém é obrigado esperar você fumar. É assim que funciona, da mesma forma que você não poderá  dar aquela tragadinha, algumas pessoas também deixarão alguns hábitos comuns nas paradas; tomar café, demorar no banheiro, tirar as botas pra relaxar um pouco. Enfim, todos tem que ceder um pouco, deixe estes hábitos para quando estiver viajando sozinho, ou com 2, 3 amigos. É só combinar antes, assim não rola treta!

09. Na parada para o almoço, evite comer muito, barriga cheia costuma dar sono na estrada. Aproveite para tomar café, alongar pernas claro, papear e fazer muitas fotos com os amigos. Registrar momentos em grupo é sempre gratificante. 

Bebidas alcoólicas nem pensar, alias, acho que nem preciso dizer aqui né?

10. Jamais ultrapasse o Guia. Você pode facilmente  se perder.

Lhe pareceu tudo complicado e difícil? Mas não, não é, tudo isso acaba virando hábito comum, questão de educação, respeito e companheirismo. Mas…se mesmo assim continua sendo difícil pra você, então é sinal que você não tem perfil de ser um motociclista para rodar em grupos. Importante é ser feliz, fazer roles incríveis e jamais atrapalhar o role dos amigos. Seja o cara maleável, gente boa, compreensivo, nunca culpe o guia da frente, o trabalho de levar a galera todas, não é fácil, e o passeio é perfeito quando todos trabalham em conjunto. O guia da frente é o seu guia MASTER, respeite-o, ele cuida de todos, mas não consegue enxergar atrás. Boa viagem galera!

Por Eliana Malizia

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com