Connect with us

Última notícia

Viagens em grupo – Quais cuidados tomar? e quais MICOS evitar?

Publicado

em

Por Eliana Malizia

Vai viajar em grupo? Leia atentamente e se liga, dicas de segurança e dicas para não atrapalhar o role, a viagem pode e deve ser incrível para todos!

01. No ponto de saída, tem que rolar sempre o Briefing, vale também usar o grupo do passeio do Whatsapp para fazer isso (e depois reforçar pessoalmente), importante que todos integrantes tenham os endereços das paradas e principalmente do destino final. Muitos motociclistas procuram grupos de passeios por não se sentirem muito confiantes  sozinhos, então ter os endereços em mãos, deixará todos  seguros e relaxados.

Legal aproveitarem o Briefing para combinar quem pagará o pedágio de todos ( um vai na frente e efetua o pagamento de todas as motos).

Todos devidamente equipados, e briefing feito? Ótimo começo, o role  tem tudo pra ser sucesso!

E mais: em GRUPOS GRANDES, super recomendado uso de rádios comunicadores entre o guia que vai na frente  (ROAD CAPTAIN), e o SERRA FILA ( que vai por ultimo). Para uma melhor comunicação em caso de alguma ocorrência.

OBS: Guia, líder, ajudante, road captain, serra fila, guia do fundo, enfim…use o nome que quiser, os nomes Road Captain e Serra Fila são  muito usados, mas sem regras quanto a isso, use o no que quiser no “seu”briefing. O importante é que seja organizado!


02. Respeite o limite de cada um, viajar em grupo é momento  pra curtir a galera, a paisagem, a estrada, a moto, os amigos e novos amigos, então nem pense em acelerar, ficar fechando os amigos, instigar brincadeiras que podem causar acidentes. Tem sempre um amigo que é novato na estrada e acaba ficando pra trás. O ideal mesmo é que os que aceleram menos, fiquem na frente, assim os mais acelerados conseguem cuidar e respeitar melhor os “não tão acelerados”. Esta estratégia da muito certo.

03. Sempre que tiver alguma bifurcação, alguma saída,  certifique que o colega de trás esta próximo, e se o mesmo esta acompanhando o roteiro. Caso ele tenha ficado muito para trás, diminua a velocidade para que ele veja para onde você foi. E mais, se você esta muito a frente do seu amigo, sinal que a galera da frente está  acelerando mais do que deve. Não deixa seu amigo se perder, o motociclista da frente ( teoricamente) é sempre o guia do motociclista que esta atrás. Se liga! Não tenha medo de ser perder, o cara que esta na sua frente, também vai esperar você. Um cuidando do outro, sempre!

04. Não pilote muito próximo do amigo, mantenha sempre uma distancia de 1 moto ( imagine uma outra moto no espaço entre vocês). PRINCIPALMENTE em momentos de curvas, não tem nada mais perigoso que fazer a curva com alguém colado na traseira. Quando alguém cola, a gente não sabe se olha pra frente ou se olha para o retrovisor, e isso pode fazer o motociclista se sentir pressionado, desconcentrar  e perder a curva.

05. Durante o role, se alguma moto quebrar, apenas o motociclista da moto quebrada e o motociclista  guia (que fica por ultimo),  devem parar . Restante siga  em frente, somos todos parceiros, porém se uma moto quebra, o passeio deve continuar. Se todos resolverem parar pra ajudar, vai só atrapalhar, estragar o role de todos e pior, moto parada em acostamento é perigoso, apenas devem parar em extrema urgência. Neste caso, o motociclista com a moto quebrada e o Guia que irá ajudar. ( repito).

06. Melhor posicionamento na estrada ( reta) – Posição alternada é a mais indicada, é  possível ver o que acontece e ter tempo e espaço para uma manobra evasiva ou emergencial. Legal que desta forma, a gente consegue ver o colega pelo retrovisor, se você não esta vendo seu colega que vem atrás no retrovisor,  sinal que estão muitos distantes ou muito próximos. Então…Corrija!

Veja as figuras…

E aproveito para mostrar nas figuras acima, alguns sinais que o Guia da frente costuma usar.

07. Não pilote de forma desconfortável, orelha dobrou dentro do capacete, abriu bolso da jaqueta e esta te atrapalhando, a luva esta apertada, esta com mal estar, enjoo, muito sono, esta com muita vontade de ir ao banheiro…enfim, não é seguro pilotar aflito, levante as mãos para o guia ( que fica por ultimo) e sinalize que precisa parar. Apenas vocês dois farão a parada para resolver o probleminha. Sempre avise,  NÃO pilote com algo lhe incomodando. É bastante perigoso. Bem estar é segurança, sempre!!

08. Moto sempre abastecida e revisada antes do passeio. Imagina que só você precisa parar para abastecer e por isso, tenha que parar o grupo todo….ahhhh,  Mico feio hein, e mais, esqueça  um pouco o cigarro nas paradas para abastecer, você  esta viajando em grupo, ninguém é obrigado esperar você fumar. É assim que funciona, da mesma forma que você não poderá  dar aquela tragadinha, algumas pessoas também deixarão alguns hábitos comuns nas paradas; tomar café, demorar no banheiro, tirar as botas pra relaxar um pouco. Enfim, todos tem que ceder um pouco, deixe estes hábitos para quando estiver viajando sozinho, ou com 2, 3 amigos. É só combinar antes, assim não rola treta!

09. Na parada para o almoço, evite comer muito, barriga cheia costuma dar sono na estrada. Aproveite para tomar café, alongar pernas claro, papear e fazer muitas fotos com os amigos. Registrar momentos em grupo é sempre gratificante.  AH, só não fotografe o amigo com boca cheia, por favor! hehe

Bebidas alcoólicas nem pensar, alias, acho que nem preciso dizer aqui né?

10. Jamais ultrapasse o Guia. Você pode facilmente  se perder.

Lhe pareceu tudo complicado e difícil? Mas não, não é, tudo isso acaba virando hábito comum, questão de educação, respeito e companheirismo. Mas…se mesmo assim continua sendo difícil pra você, então é sinal que você não tem perfil de ser um motociclista que rode em grupos. Importante é ser feliz, fazer roles incríveis e jamais atrapalhar o role dos amigos. Boa viagem galera!

Por Eliana Malizia

 

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • O que VOCÊS ESTÃO FAZENDO NA QUARENTENA? Conte aí!!! Pra quem esta em casa e com tempo sobrando.. SUGIRO - Fazer uma limpeza no armário, separar roupas que não usa mais para doação - Estudar algum idioma através de Apps - Ler alguns livros que estão na sua listinha e você nunca coloca em prática - Assistir documentários e  filmes na Netflix ( dei dicas no último post). - Aproveitar pra fazer  um dia de beleza, hidratar cabelos, esfoliar a pele, passar gororobas no rosto ( mel eu adoro). - Aprender a cozinhar ( 🤪) - Fazer alongamento e exercícios para fortalecer músculos - Comprar apenas coisas saudáveis e aproveitar o confinamento e comer apenas comidinhas saudáveis! O que mais? E você? Que está FAZENDO??? #quarentena #coronavirus #covıd19 #oquefazernaquarentena
  • Em casa? Com tempo pra dar e vender? Se liga! Quero sua dica de Filme também!! Apaixonados por motos podem encontrar alguns filmes, documentários e séries com temas relacionados a motos. Se você é apaixonado por motos como eu, fica ai a dica para quem assina NetFlix.
Tire o capacete, prepare a pipoca e bom filme! #filmesparamotociclistas #dicasfilme #dicasnetflix #filmesnetflix #netflix #quarentena #oquefazernaquarentena #covid_19 #coronavirus #lifestyle #motoclistas #motociclista #dicas #acelerada
  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com