Connect with us

Moto & Saúde

Dia 1 de Abril – Quais as mentiras que você conta na hora de começar a se exercitar?

Dia 1 de abril é o Dia da Mentira e muitos aproveitarão a data para “pregar peças” e “enganar” os amigos e conhecidos. Mas será que você também se vale de algumas mentirinhas para se autossabotar e adiar ou abandonar seus afazeres e obrigações? Tempo, preguiça, dinheiro, cansaço, falta de companhia…

Publicado

em

Dia 1 de abril é o Dia da Mentira e muitos aproveitarão a data para “pregar peças” e “enganar” os amigos e conhecidos. Mas será que você também se vale de algumas mentirinhas para se autossabotar e adiar ou abandonar seus afazeres e obrigações?

Tempo, preguiça, dinheiro, cansaço, falta de companhia, morar longe da academia são alguns dos motivos que as pessoas encontram para tentar, de todas as formas, explicar os porquês de não estar praticando uma atividade física, o que comprovadamente faz muito bem.

Cada um desses motivos é plausível e, de certo modo explicável, mas quem quer mesmo colocar o corpo para se movimentar consegue, sim, encontrar uma solução para todas essas desculpas. Quer um exemplo, ou melhor, oito?

1-) Segunda-feira eu começo.

Definitivamente segunda não é o dia para alterar a rotina ou para começar nada. No caso da atividade física, não é incomum exagerarmos (sobretudo quando não conhecemos os nossos limites) e, como consequência disso, vem a dor muscular tardia. Ninguém merece começar a semana sentindo dor e, caso isso realmente ocorra, nos distanciaremos do propósito de nos mantermos ativos. Não basta só começar, é necessário manter. Para tanto, da próxima vez, prometa iniciar a atividade na sexta ou no sábado (nunca nas segundas ou no primeiro de abril). Provavelmente você fará menos alteração na sua rotina e o exercício não começará como um transtorno.

2-) Estou cansado. Hoje eu não vou, mas amanhã malho em dobro.

Cansado de prometer começar o exercício? Muitos também se sentem cansados para fazê-lo. Não é incomum ouvirmos… estou cansado, vou deixar o exercício para depois, para amanhã. Depois ou amanhã podem ser um tempo que não chega nunca. Não é fácil a decisão de começar ou de fazer exercício sentindo-se cansado ou pelo menos achando que está cansado. Muitas vezes gastar energia vai de encontro a nossa natureza. Nosso organismo ainda carrega a informação de que a energia que se gasta hoje poderá fazer falta amanhã. Mas isso não é mais verdade nos dias de hoje. Aqueles que há milhares de anos aprenderam a economizar energia, conseguiram superar os períodos de escassez e acabaram sendo selecionados e deixando descendentes… que somos nós. Então, estamos o tempo todo querendo driblar o esforço físico, melhor, o gasto calórico. Para vencermos isso devemos planejar a atividade para um momento que não estamos nos sentindo cansados. Deve-se evitar iniciar um programa no final do dia ou logo cedo, suprimindo horas de sono.

3-) Está chovendo/calor, vou deixar para me exercitar depois.

“Acho que vai chover”. É uma das nossas desculpas frequentes neste período do ano. Para quem dá uma de meteorologista, o melhor é pensar em fazer os exercícios indoor. Nem precisa ser em uma academia. Basta separar um pequeno espaço em casa, condomínio, trabalho etc. Por isso, a versatilidade de uma modalidade como o Kangoo Jumps ajuda muito quem quer manter a forma o ano todo, pois, uma vez bem orientado quanto aos treinos, o kangoozeiro pode se exercitar em qualquer lugar, inclusive no conforto da sua casa.

4-) Estou sem tempo de me exercitar regularmente.

Estou sem tempo. Realmente, tudo é mais importante quando não queremos nos exercitar. Até mesmo as coisas simples que podem ser adiadas passam a ter um peso grande sobre nossas vidas e acabamos sem tempo para o exercício físico. Fazer-nos achar que estamos sem tempo é uma das boas estratégias para nos distanciar do exercício. Entretanto, não é preciso muito tempo do dia para que o exercício consiga alcançar resultados desejáveis, principalmente em relação à nossa saúde. Muitos estudos mostram que basta realizarmos atividades mais vigorosas que o convencional, em um curto espaço de tempo, para que o propósito de promoção de saúde seja contemplado. Costumamos, por exemplo, realizar muitos exercícios e muitas séries, em nossos treinos de musculação, mas as evidências apontam que indivíduos iniciantes, principalmente, atingem seus objetivos realizando apenas uma única série de cada um, tal como aqueles que realizam três ou mais séries. Nesse caso, para que realizar três, se podemos conseguir o mesmo com apenas uma? Se você está motivado faça mais, mas se esse não é o seu caso, economize tempo realizando menos, mas não deixe de fazer exercícios.

5-) Próximo à minha casa/trabalho não tem academia ou um lugar que ofereça condições para a prática de esportes.

Eu até tenho tempo, mas perto de casa ou do trabalho não existe um local para fazer exercícios ou uma academia. Isso realmente pode atrapalhar muito, mas não é uma justificativa para nossa inatividade. Mesmo no trabalho, na escola ou em casa podemos realizar atividades simples, nessas situações mais uma vez o Kangoo Jumps se torna um aliado. É bem verdade que, com o tempo, deveremos intensificá-las, mas não adiar a decisão de realizar exercícios só porque achamos que não temos espaço ou o meio adequado. Realizar alongamentos, contrações musculares isométricas (sem movimento) mesmo quando sentados trabalhando, subir alguns degraus ou deixar de evitar as caminhadas eventuais nos espaços de trabalho, estudo etc. já podem significar avanço em relação ao sedentarismo.

6-) Estou sem dinheiro. As academias são muito caras.

Quem nunca disse que estava sem dinheiro para fazer exercício? Mesmo que a falta de dinheiro seja uma verdade comum, isso não é justificativa para não praticar o exercício. Pelo contrário, o movimento mundial em torno do assunto é de se gastar cada vez menos para se ter mais. Atividades ao ar livre, como as caminhadas, corridas e o boot camp são realizadas, a cada dia, com mais frequência por milhares de pessoas e não só podem nos ajudar no alcance dos objetivos, como também têm se mostrado mais prazerosas.

7-) Estou fora de forma.

“Estou fora de forma para praticar exercícios físicos”. Provavelmente quem está em forma está realizando exercícios. Só há uma única maneira de estar em forma para realizar exercícios: praticando-os. Deve-se evitar ir além das potencialidades durante a prática de exercícios. Isto não traz benefício extra, ao contrário, pode prejudicar a saúde e os planos de se manter ativo. Todo início deve ser cauteloso e a progressão deve ser mais lenta no início, qualquer que seja a atividade escolhida. Já dizia o ditado: “quem corre cansa…” e provavelmente desiste. Só corra quando estiver apto para isso. Caminhar pode ser uma boa estratégia para o início. Aos poucos podem ser incluídos novos exercícios, uma maior distância ou mesmo uma maior intensidade. O importante agora é sair do marasmo e começar alguma coisa.

8 -) Vou esperar meu amigo se animar para eu começar com ele.

Fazer atividades acompanhado de outra pessoa é uma boa estratégia para se manter ativo. Porém, para fazer exercícios, devemos evitar a companhia de quem é pouco motivado para fazê-lo. Se isso pode ser uma decisão ou atitude difícil, pior será, se tentarmos dividi-la com outras pessoas desmotivadas. As agendas nunca darão certo, sempre haverá algo mais importante a fazer, o bate-papo vai ser melhor que o exercício.

Por Paola Machado

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Sabe aquele sonho que você tem de  testar diversos modelos de motos em um autodromo? Finalmente vai acontecer um evento que oferece esta oportunidade e muito mais, experiência, diversão, entretenimento.... dentro do Autodromo de Interlagos em Sampa. O @festivalduasrodas ( 29 agosto/ 01 de Setembro). Será o melhor evento do ano!!! Mas acelere, você precisa comprar os ingressos e garantir os modelos de motos que pretende testar.  #festivalduasrodas2019 #hondamotos #africatwin #bigtrail #offroad #onroad #testride #autodromodeinterlagos #festivalduasrodas #acelerada #revistaduasrodas - foto by @caiomatttos
  • SORTEIOOOOO!!! Quer ganhar um capacete maraaaavilhoso  Axxis modelo Diagon?  Para concorrer, você deve seguir as regras; 
1. Siga os perfis  @eliana.malizia e @axxisbymt .
2. Curta este post e Marque 3 amigos nos comentários ( nesta imagem oficial) . Você pode participar quantas vezes quiser, quanto mais marcações , mais chances de ganhar. 
3. O sorteio será realizado dia 10 setembro. Valendoooo!
  • QUAL A VIAGEM QUE DESEJA REALIZAR AINDA ESTE ANO???? Uma das mais bacanas que fiz nos últimos meses, foi a bordo da Harley Road Glide Ultra ,  de São Paulo até Chapada dos Veadeiros. ida e volta foram 2700km. E você? Qual será a próxima Trip? Conta pra nós! #roadglideultra #publicidade #harleydavidson
  • De São Paulo até Chapada dos Veadeiros. Matéria no site www.acelerada.com.br 
Ida e volta - 2700 quilômetros
  • O Universo 4x4 é MARAVILHOSO, uma mistura de aventura, emoção, poeira, natureza e mesmo com um carrão desses ( $$$$), uma mistura de “simplicidade”, acho que só quem é do mundo “off” entenderá.  Bom.... agora no Site Acelerada também teremos matérias e testes de CARROS! Pra começar em grande estilo...testei o Jeep Wrangler, nova geração! 
NOVO MOTOR 2.0L TURBO , são 270CV e 400NM de TORQUE. Foto by @ederphoto1 #jeepnation #jeepbr #jeepbrasil #wrangler #jeepwrangler #4x4 #offroad #lifestyle #estilodevida #acelerada #testedrive #jeepnation #mopar #moparbrasil
  • E aí? Curtiram a Triumph Scrambler 1200 XE? Será que veio pra brigar com os modelos Big Trails já existentes do mercado? Matéria/ Test Ride lá no site acelerada. Quem avaliou a Moto  desta vez, foi Rosa Freitag.
  • Mais um evento de sucesso - evento para Mulheres Motociclistas - que une Lifestyle, motores, beleza, novas amizades, gastronomia e risadas, muiiiiitas risadas!
  • Bonneville Speed Twin 1200 - 
Ela une dois pontos super positivos - O conforto da Bonneville T120 e o torque do modelo Thruxton R.  Durante os testes, pude comprovar  o conforto na estrada, mesmo levando garupa ( a amiga e fotógrafa @sayurii_k ). Impossível não falar da entrega de potência....é impressionante. Se você pensa em adquirir uma moto clássica que possua conforto e força, a Speed Twin é a moto certa pra você! 
Preço? A partir  De R$47.990,00 - foto by @sayurii_k #speedtwin #triumphSpeedTwin #motosclassicas #triumphBr #TriumphBrasil #testRide #lifestyle #acelerada #adventure #kvra #somostodoskvra
  • TRIUMPH SPEED TWIN - O design é retrô, mas conta com tecnologia bastante moderna - São três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport), controle de tração que pode ser desligado. Freios ABS com discos duplos da Brembo na dianteira e disco simples na traseira. Iluminação em LED (lanterna, farol  e piscas) e tomada USB para recarga de celular. Perfeita né? Foto by @sayurii_k #speedtwin1200 #speedtwin #triumphbr #triumphspeedtwin #motosclassicas #motoclassica #triumphbrasil #elaspilotam #acelerada #siteacelerada #lifestyle #motos #motociclista #mototerapia

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com