Por Eliana Malizia
Ilha do Litoral Norte paulista tem mais de 40 praias, 300 cachoeiras e uma das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo, e também muitas curiosidades. Ilhabela foi o local que escolhi para fazer a ultima viagem do ano, e melhor de tudo, acelerando o novo modelo Harley-Davidson FXDR114.
–

O nome já diz, e a Ilha é bela messssmoo!! Posso afirmar que Ilhabela é uma das ilhas mais belas do Brasil. São praias paradisíacas, cachoeiras e muita história.
Ilhabela fica no Litoral Norte paulista, a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, e a cerca de 450 quilômetros do Rio de Janeiro. Para chegar, segui acelerando a nova HD FXDR114 pela Rodovia dos Tamoios até a cidade de São Sebastião para pegar a balsa até a ilha, são aproximadamente dez quilômetros de distância. Ah, e fica uma dica, motocicletas não precisam ficar na fila dos carros, ao chegar pode ir “furando fila”, porque as motos ficam sempre na frente.
–
Ilhabela tem muita história e curiosidades
–
Até mesmo para quem já foi muitas vezes para a Ilha, a região tem muito para revelar. Por exemplo, você sabia que, há cerca de mil anos atrás, índios habitavam e visitavam aquelas terras como ponto de pouso durante longas viagens a remo? Ou que piratas e corsários utilizam a ilha como ponto de descanso e esconderijo para guardar os bens saqueados de Santos e São Vicente, e que inclusive uma das comunidades caiçaras da ilha é formada por descendentes diretos desses piratas?
–
Muitos dos segredos de Ilhabela estão escondidos nas profundezas de suas águas. A ilha guarda ao todo 23 naufrágios, alguns com mais de 130 anos de história.
–
Mais curiosidades da Ilha
- Ilhabela é a segunda maior ilha marítima do Brasil
- A ilha foi descoberta 2 anos após o descobrimento do Brasil, em 1502
- Ilhabela tem 365 cachoeiras
- Em um ponto alto em frente ao canal de São Sebastião, o templo evidenciava o poder da Igreja Católica por ali. Suas paredes foram erguidas por escravos, e as telhas, feitas por indígenas. Os blocos que formam suas paredes são constituídos de areia e outros materiais, ligados por óleo de baleia no lugar de cimento.
–

- Na segunda metade do século 20, diversos corpos foram encontrados quando as vias de acesso próximas foram abertas. As ossadas achadas foram guardadas no templo.A igreja guarda ainda outra relíquia histórica: uma “santa do pau oco”, comum em Minas. Trata-se de estátua de Santa Bárbara com uma abertura por trás, na barra de sua saia, onde podiam ser escondidos, por exemplo, ouro e outras riquezas.
–
As melhores praias
–
Praia de Garapocaia
Ninguém sabe exatamente o porquê, mas algumas das pedras ao redor da praia emitem um som parecido com o de um sino.
Para ouvi-lo, é preciso bater nas rochas com outra pedra.
Praia do Perequê
Centralizada, a praia do Perequê é uma das mais frequentadas da ilha. Sua orla tem boa infraestrutura de restaurantes, quiosques, barracas, e suas águas são calmas e limpas, ideais para relaxar e para praticar esportes náuticos.
Praia da Feiticeira
Localizada a cerca de cinco quilômetros do centro, a praia da Feiticeira é o lugar ideal para quem deseja sossego, sem realizar grandes deslocamentos. Para chegar lá, é necessário percorrer uma trilha fácil, que passa por cachoeiras. O mar é calmo, limpo, e a orla tem poucos quiosques.
Praia de Jabaquara
Situada no extremo norte da ilha, Jabaquara é a última praia que tem acesso por uma estrada de terra. Cercada por densa vegetação de Mata Atlântica, a praia costuma ficar vazia, mas há algumas opções de quiosques. Suas águas são calmas e limpas.
Praia da Fome
Entre as belas praias de Jabaquara e Poço, a praia da Fome é uma das mais apropriadas para a prática de mergulho na cidade. Suas águas são calmas, cristalinas e possuem alta visibilidade.
Praia do Curral
A praia do Curral tem um mar calmo, e sua orla é repleta de bares, restaurantes e quiosques.
–
-
-
-
-
-
Estes são os melhores, você só compra na ilha e…nem pense em não usar!
–
Praia do Bonete
Para muitos, é a praia mais bonita e intocada de Ilhabela. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 15 quilômetros, passando por cachoeiras exuberantes e vegetação nativa. No entanto, todo esforço é recompensado com um mar cristalino. Não há infraestrutura no entorno da praia, apenas poucas construções habitadas por uma comunidade caiçara.
Praia do Julião é uma das mais tranquilas de Ilhabela, onde escolhi me hospedar por ser pequena e escondida, e também para poder me hospedar na Pousada de uma grande amiga, “Valéria Zoppello”.
Foi a praia que mais aproveitei e também aluguei prancha SUP e caiaque.
–
Rolezinho no Centro Histórico
Também chamado de “Vila”, o centro histórico é onde a noite de Ilhabela acontece. O bairro reúne os principais restaurantes, bares e hotéis da cidade e, por isso, costuma ficar movimentado durante o dia inteiro. Fique atento, existem os bolsões para estacionar motos, não vacile senão é multa na certa.
–
Onde comer
Restaurante Nova Iorqui
Av. Pedro de Paula Moraes, 151 – Saco da Capela, Ilhabela
Restaurante All Mirante
Av. Governador Mário Covas Júnior, 16600 – Sul da Ilhabela
Restaurante Pimenta de Cheiro
Av. São João, 86 – Perequê, Ilhabela
Restaurante Akari Sushi & Lounge
Av. São João, 133 – Loja 3 – Perequê, Ilhabela
–
Onde Ficar
Hostel IlhaBela Julião ( poucos metros da praia do Julião)
Rua Benedito Julião dos Santos, 159
Galeria de imagens
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Estes são os melhores, você só compra na ilha e…nem pense em não usar!
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-