Connect with us

Trips

Viagem de moto – A dica da vez, Gonçalves Minas Gerais

Publicado

em

 
Por Eliana Malizia
 
Ah, eu gosto muito de aproveitar o campo fora de época. No verão, as cidades exploradas no inverno, ficam  menos movimentadas…assim da pra fugir do tempo abafado de São Paulo, e ainda  pegar até um friozinho na montanha.
Então, lá fui eu….curtir Gonçalves em Minas Gerais, lugarzinho lindo e pitoresco, onde encontrei lindas paisagens, cachoeiras, comida boa e lugares aconchegantes.
Tchau Sampa
 
Partindo da capital de São Paulo, um calor de lascar, abasteci a Harley-Davidson Fat Boy ( motor 114 ), e  segui para meu destino com uma rota alternativa para curtir mais  paisagens e curvas sinuosas.
Optei pela rodovia Ayrton Senna , entrando na na Cidade de São José dos Campos e de lá segui a Monteiro Lobato.

De Monteiro Lobato até Gonçalves, as estradas são bonitas e cheio de curvas

Chegando em Monteiro Lobato, peguei chuva forte , aproveitei e parei no centrinho para almoçar. Não tive muita escolha, e acabei almoçando num boteco que havia parado para me proteger da chuva. Pedi um prato feito, o famoso PF, e devo confessar, que foi um baita acerto – temperinho super caseiro e muito gostoso. Alias,  foi o “Pf” mais barato e mais gostoso da minha vida.


 –
 
A estrada continua
A chuva deu uma trégua e continuei a viagem, de Monteiro Lobato até Gonçalves são mais ou menos uns 60km km  de distancia, de estradinha bastante sinuosa. Aproveitei para algumas paradas, alguns cliques e comer uma pamonha feita no forno à lenha, são varias opções beirando a estrada.

Os  “cachorrinhos de estrada”muitas vezes aparecem de supetão, então..cuidado!

Aquela paradinha básica
Parei em São Bento do Sapucaí , que fica uns 20 km antes de Gonçalves. Cidade é pequena , acolhedora, bem típica de interior.
Em Sã0 Bento, dei de cara com uma placa “ pedra do baú ”. E adivinha? mesmo sem saber quanto tinha de kms até lá, eu fui, segui em frente. Foram uns 20km de estrada MARAVILHOSA, estreita e sinuosa, e mais uns 4km de estrada de terra batida.

Muita gente costuma ver a pedra do baú de longe, e poucos trilham o caminho até ela. Então não deixei de ir, o visual é de encher os olhos!

O céu antes de escurecer , em São Bento de Sapucaí.
Tão empolgada, que não vi hora passar, tempo escureceu, e resolvi me hospedar em São Bento mesmo, fiquei em uma pousadinha/chalé no alto da montanha, longe de tudo e de todos. Ao acordar me deparei com as nuvens abaixo do Chalé, amanheci literalmente em cima das Nuvens! Foi uma linda surpresa!
Hora de ir para “Gonça”
A 190 km de São Paulo, Gonçalves está localizado no extremo sul de Minas Gerais, na região próxima a Campos do Jordão e Monte Verde, no topo da serra da Mantiqueira. Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, araucárias por todo canto, belíssimas cachoeiras e penhascos que chegam a 2.100m de altitude. E sim, subi alguns deles de moto, claro!
Chegando em Gonçalves, minha primeira parada foi no centrinho da cidade, estacionei a moto e fui caminhar e procurar um lugar para  matar quem estava me matando, a fome. Não foi difícil encontrar um bom restaurante, e optei pelo Quintal da Bel.
Fácil encontrar lugares bom e barato pra se deliciar e Gonçalves. Paguei 25 reais no
Mexidão mineiro, preparado pela dona do restaurante. Divino!
Cachoeiras 
Descansei um pouco depois do almoço, e logo parti para conhecer as cachoeiras locais, a cachoeira do retiro e cachoeira sete quedas.  Para chegar lá, estacionei a motoca na Pousada Trem das Cores ( melhor referência para colocar no Waze), e caminhei poucos metros até a cachoeira Sete Quedas, deitei em uma pedra, e não pude deixar de reparar na quantidade de borboletas por ali, fiquei curtindo por um tempão. LINDO!
 –
Outra cachoeira que fui conhecer, foi a Cachoeira do Simão. Uma bela queda do ribeirão campestre com cerca de 7 metros de altura, deságua em uma larga piscina, também fácil demais de chegar, segui a estrada São Sebastião das três orelhas, bem próximo a pousada Espelho D’água ( onde me hospedei em Gonçalves).

Hora do Adeus

 

Fui embora feliz, tudo deu certo, conheci lugares lindos, dei um tempo do calor de Sampa, curti estradas maravilhosas, comi bem, descansei, queimei calorias com as caminhadas e me apaixonei por Gonçalves.

Pois então, abasteça a moto, prepare o fôlego e a máquina fotográfica, conheça “Gonça” e depois me conta, tenho certeza que  você também ira se apaixonar.

Minhas dicas

Para comprinhas:

– Alambique Três Barras( lembrando que, se beber não pilote).

Bairro três barras KM 3,9

 Estrada que liga Gonçalves a São Bento do Sapucaí

– Artesanatos na loja Bananas uai

 Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 30 – Centro 

 –

Onde comer:

 Restaurante Ao Pé da Pedra, Restaurante Quintal da Bel e Le Goumert Bistrot ( todos em Gonçalves).

Onde ficar:

Pousada Espelho D’água

WWW.pousadaespelhodagua.com.br

Chalé Cara de Cão

www.caradecaochales.com.br

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • O que VOCÊS ESTÃO FAZENDO NA QUARENTENA? Conte aí!!! Pra quem esta em casa e com tempo sobrando.. SUGIRO - Fazer uma limpeza no armário, separar roupas que não usa mais para doação - Estudar algum idioma através de Apps - Ler alguns livros que estão na sua listinha e você nunca coloca em prática - Assistir documentários e  filmes na Netflix ( dei dicas no último post). - Aproveitar pra fazer  um dia de beleza, hidratar cabelos, esfoliar a pele, passar gororobas no rosto ( mel eu adoro). - Aprender a cozinhar ( 🤪) - Fazer alongamento e exercícios para fortalecer músculos - Comprar apenas coisas saudáveis e aproveitar o confinamento e comer apenas comidinhas saudáveis! O que mais? E você? Que está FAZENDO??? #quarentena #coronavirus #covıd19 #oquefazernaquarentena
  • Em casa? Com tempo pra dar e vender? Se liga! Quero sua dica de Filme também!! Apaixonados por motos podem encontrar alguns filmes, documentários e séries com temas relacionados a motos. Se você é apaixonado por motos como eu, fica ai a dica para quem assina NetFlix.
Tire o capacete, prepare a pipoca e bom filme! #filmesparamotociclistas #dicasfilme #dicasnetflix #filmesnetflix #netflix #quarentena #oquefazernaquarentena #covid_19 #coronavirus #lifestyle #motoclistas #motociclista #dicas #acelerada
  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com