Connect with us
selecao-dos-melhores-lugares-para-ir-de-moto-em-sao-paulo

Trips

Viagem de moto – A dica da vez, Gonçalves Minas Gerais

Published

on

 
Por Eliana Malizia
 
Ah, eu gosto muito de aproveitar o campo fora de época. No verão, as cidades exploradas no inverno, ficam  menos movimentadas…assim da pra fugir do tempo abafado de São Paulo, e ainda  pegar até um friozinho na montanha.
Então, lá fui eu….curtir Gonçalves em Minas Gerais, lugarzinho lindo e pitoresco, onde encontrei lindas paisagens, cachoeiras, comida boa e lugares aconchegantes.
Tchau Sampa
 
Partindo da capital de São Paulo, um calor de lascar, abasteci a Harley-Davidson Fat Boy ( motor 114 ), e  segui para meu destino com uma rota alternativa para curtir mais  paisagens e curvas sinuosas.
Optei pela rodovia Ayrton Senna , entrando na na Cidade de São José dos Campos e de lá segui a Monteiro Lobato.

De Monteiro Lobato até Gonçalves, as estradas são bonitas e cheio de curvas

Chegando em Monteiro Lobato, peguei chuva forte , aproveitei e parei no centrinho para almoçar. Não tive muita escolha, e acabei almoçando num boteco que havia parado para me proteger da chuva. Pedi um prato feito, o famoso PF, e devo confessar, que foi um baita acerto – temperinho super caseiro e muito gostoso. Alias,  foi o “Pf” mais barato e mais gostoso da minha vida.


 –
 
A estrada continua
A chuva deu uma trégua e continuei a viagem, de Monteiro Lobato até Gonçalves são mais ou menos uns 60km km  de distancia, de estradinha bastante sinuosa. Aproveitei para algumas paradas, alguns cliques e comer uma pamonha feita no forno à lenha, são varias opções beirando a estrada.

Os  “cachorrinhos de estrada”muitas vezes aparecem de supetão, então..cuidado!

Aquela paradinha básica
Parei em São Bento do Sapucaí , que fica uns 20 km antes de Gonçalves. Cidade é pequena , acolhedora, bem típica de interior.
Em Sã0 Bento, dei de cara com uma placa “ pedra do baú ”. E adivinha? mesmo sem saber quanto tinha de kms até lá, eu fui, segui em frente. Foram uns 20km de estrada MARAVILHOSA, estreita e sinuosa, e mais uns 4km de estrada de terra batida.

Muita gente costuma ver a pedra do baú de longe, e poucos trilham o caminho até ela. Então não deixei de ir, o visual é de encher os olhos!

O céu antes de escurecer , em São Bento de Sapucaí.
Tão empolgada, que não vi hora passar, tempo escureceu, e resolvi me hospedar em São Bento mesmo, fiquei em uma pousadinha/chalé no alto da montanha, longe de tudo e de todos. Ao acordar me deparei com as nuvens abaixo do Chalé, amanheci literalmente em cima das Nuvens! Foi uma linda surpresa!
Hora de ir para “Gonça”
A 190 km de São Paulo, Gonçalves está localizado no extremo sul de Minas Gerais, na região próxima a Campos do Jordão e Monte Verde, no topo da serra da Mantiqueira. Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, araucárias por todo canto, belíssimas cachoeiras e penhascos que chegam a 2.100m de altitude. E sim, subi alguns deles de moto, claro!
Chegando em Gonçalves, minha primeira parada foi no centrinho da cidade, estacionei a moto e fui caminhar e procurar um lugar para  matar quem estava me matando, a fome. Não foi difícil encontrar um bom restaurante, e optei pelo Quintal da Bel.
Fácil encontrar lugares bom e barato pra se deliciar e Gonçalves. Paguei 25 reais no
Mexidão mineiro, preparado pela dona do restaurante. Divino!
Cachoeiras 
Descansei um pouco depois do almoço, e logo parti para conhecer as cachoeiras locais, a cachoeira do retiro e cachoeira sete quedas.  Para chegar lá, estacionei a motoca na Pousada Trem das Cores ( melhor referência para colocar no Waze), e caminhei poucos metros até a cachoeira Sete Quedas, deitei em uma pedra, e não pude deixar de reparar na quantidade de borboletas por ali, fiquei curtindo por um tempão. LINDO!
 –
Outra cachoeira que fui conhecer, foi a Cachoeira do Simão. Uma bela queda do ribeirão campestre com cerca de 7 metros de altura, deságua em uma larga piscina, também fácil demais de chegar, segui a estrada São Sebastião das três orelhas, bem próximo a pousada Espelho D’água ( onde me hospedei em Gonçalves).

Hora do Adeus

 

Fui embora feliz, tudo deu certo, conheci lugares lindos, dei um tempo do calor de Sampa, curti estradas maravilhosas, comi bem, descansei, queimei calorias com as caminhadas e me apaixonei por Gonçalves.

Pois então, abasteça a moto, prepare o fôlego e a máquina fotográfica, conheça “Gonça” e depois me conta, tenho certeza que  você também ira se apaixonar.

Minhas dicas

Para comprinhas:

– Alambique Três Barras( lembrando que, se beber não pilote).

Bairro três barras KM 3,9

 Estrada que liga Gonçalves a São Bento do Sapucaí

– Artesanatos na loja Bananas uai

 Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 30 – Centro 

 –

Onde comer:

 Restaurante Ao Pé da Pedra, Restaurante Quintal da Bel e Le Goumert Bistrot ( todos em Gonçalves).

Onde ficar:

Pousada Espelho D’água

WWW.pousadaespelhodagua.com.br

Chalé Cara de Cão

www.caradecaochales.com.br

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga-me!

Mais Acessados

Acelerada © 2012 - Todos os direitos reservados.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com