Recentemente, tive a oportunidade de participar do curso Sports Platinum, focado em experiências esportivas de alta performance. Este programa abordou diversos aspectos da gestão esportiva, o que pude agregar com neurociência, pesquisa de UX (User Experience), neuromarketing e leis de incentivo, além de que o curso forneceu insights sobre a importância dos “4E’s”: Eventos, Entretenimento, Experiência e Engajamento, promovida pela The360, minha participação foi uma parceria com Site Aceleradas e Camélia.
Quero compartilhar com vocês reflexões e intersecções com o motorsport e o setor das duas rodas.
Neurociência e Pesquisa de UX no Motorsport
A neurociência e a pesquisa de UX desempenham um papel fundamental na gestão esportiva. A neurociência nos ajuda a compreender como as pessoas processam emoções e tomam decisões, enquanto a pesquisa de UX nos permite criar experiências positivas e intuitivas para os usuários.
No motorsport, essas ferramentas podem ser usadas para otimizar a experiência de pilotos e aperfeiçoar a segurança de pilotagem e desenvolvimento de tecnologias, desde a navegação em aplicativos móveis até a interação com patrocinadores e a compreensão das estratégias de marca.
Aprofundar o conhecimento em neuromarketing é essencial para criar experiências prazerosas e memoráveis. Uma ferramenta inovadora nesse sentido é o uso de Naming Rights, que permite a empresas associarem seus nomes a eventos, instalações ou equipes desportivas, aumentando a visibilidade e o reconhecimento da marca de forma indireta na relação do usuário com a marca durante os jogos.
A pesquisa de UX é uma ferramenta extraordinariamente poderosa para a gestão dos “4E’s”: Eventos, Entretenimento, Experiência e Engajamento no motorsport. Ela pode fornecer insights valiosos em diversas áreas, criando assim experiências memoráveis e gratificantes para os entusiatas e stakeholders.
Esporte, Motociclismo e Mulheres
Observamos um aumento no número de mulheres participando de eventos de motociclismo, o que reflete a evolução dos esportes a motor e a abertura para a diversidade e inclusão. Essa tendência é positiva para a indústria, pois amplia o público-alvo e traz novas perspectivas, abrindo para um novo comportamento de público e possibilitando pesquisas diretas e assertivas.
Arena ICE Brasil em São Paulo
Você sabia que tem uma Arena ICE Brasil em São Paulo?
Eu não sabia. Dr. Marcelo Unti, advogado especialista em Marketing Esportivo e Gestão, idealizador e responsável pela implementação da Arena Ice Brasil de Esportes no Gelo (primeiras pistas de curling do Hemisfério Sul), nos contou que a Arena de Gelo Brasil oferece uma variedade de esportes no gelo, como hóquei no gelo, patinação artística e curling. Essa infraestrutura desempenha um papel importante no desenvolvimento dos esportes de inverno no Brasil e pode inspirar a criação de eventos de inverno em um país tropical. Ele também nos contou sobre os desafios e conquistas.
Motociclismo na Neve
O que me fez pensar sobre motociclismo na neve, que é praticado em países como a Finlândia, EUA, Noruega e Suécia, onde as condições climáticas permitem essa prática. No entanto, essa modalidade enfrenta desafios, como a segurança e a logística, o que dificulta sua expansão para outras regiões. Está na minha “To do list” ter essa experiência de pilotar uma moto na neve, pois a única experiência parecida foi pilotar sozinha o off-road mais difícil até o topo da montanha mais alta de Jujuy, Argentina, e sentir os flocos de neve, congelantes, mas com o coração aquecido daquela experiência surreal.
Leis de Incentivo ao Esporte
Compreender as leis de incentivos ao esporte, a nível municipal, estadual e federal, é crucial para fazer negócios entre o setor público, o setor privado e o terceiro setor. Esta aula foi ministrada pelo Felipe Marques “Xuxa”, trabalha há mais de 10 anos com projetos nas Leis Federal, Estadual e Municipal de incentivos ao esporte, com projetos de emendas parlamentares, termos de colaboração e de fomento, além de fazer a organização, produção e execução de eventos esportivos nas mais diversas áreas.
Isso permite às organizações e entusiastas de motociclismo navegar no cenário legal e garantir apoio aos seus eventos e iniciativas, trazendo milhões de ideias de como viabilizar sonhos.
Além disso, o curso Sports Platinum abordou outros tópicos relevantes para a indústria do motociclismo, de modo indireto, mas que podemos implementar em outros setores, como a gestão de arenas, a preparação de eventos em colaboração com autoridades públicas, a comunicação com agências e mídia, a captação de patrocínios, o cuidado com atletas e meio ambiente, e a hospitalidade de parceiros e patrocinadores.
Gestão, Negócios e Operações no Triathlon
Foi abordado a preparação de eventos em colaboração com autoridades públicas, comunicação com agências e mídia, captação de patrocínios, cuidado com atletas e meio ambiente, hospitalidade de parceiros e patrocinadores e organização do pessoal. Essas habilidades são transferíveis para eventos de motociclismo, onde considerações semelhantes são essenciais para o sucesso.
Mariana Viegas e Rafael Suzuki no Automobilismo
A presença de Rafael Suzuki no curso foi inesperada. Piloto da Suzuki na Stock Car, destaca a importância de pilotos compreenderem as estratégias de marca. Mariana Viegas, diretora de marketing e comercial, o segredo do sucesso de Rafael, rs, desempenha um papel crucial na equipe, impactando a performance geral da equipe por meio do design de experiência e das estratégias de relacionamento com as marcas e sua maestria no comercial. Ainda estou digerindo o quanto aprendi com Mariana, uma daquelas mulheres líderes que fazem acontecer… Inspiração!
Alexandre Henko e a Arena Henko no Morumbis
A estratégia de Alexandre Henko em ter uma Arena Henko dentro do Morumbis é inovadora (mais um exemplo de Naming Rights), trazendo tecnologia, com painéis de LED no estádio, aprimorando o branding e a experiência dos torcedores no relacionamento com as marcas parceiras. Essa abordagem pode ser adaptada a eventos de motociclismo para melhorar a experiência relacional entre marcas, produtos, parceiros e influenciadores/embaixadores.
A aula de Hospitalidade e Eventos de Esporte destaca a contribuição de Antonio Laranjeira, Diretor Comercial da Henko Produções, na intersecção entre hospitalidade e eventos esportivos, com ênfase na inovação e sustentabilidade. Laranjeira é reconhecido por implementar tecnologia LED em estádios e eventos, como o Ring Led no Estádio do Morumbis e painéis de LED no Circuito Brahma e em aeroportos, melhorando a publicidade, arquitetura, entretenimento e a experiência de marca. Sua gestão na Unyco, liderando como Diretor de Marketing na Manager Esportes, foi destacada por sua contribuição à sustentabilidade no Futebol Paulista, recebendo reconhecimento nacional.
A liderança visionária e a tecnologia podem revolucionar a experiência em eventos esportivos, a visibilidade das marcas e o impacto ambiental.
Sports Platinum
O curso Sports Platinum significativamente aprimorou minhas habilidades e conhecimentos profissionais, fornecendo-me um entendimento abrangente do cenário de gestão esportiva. Este conhecimento me permitirá contribuir de maneira mais eficaz para a indústria de motociclismo e automobilismo, impulsionando inovação, tecnologia e parcerias estratégicas para criar experiências inesquecíveis para clientes, entusiastas e stakeholders.
Este artigo destaca apenas algumas das lições aprendidas durante o curso Sports Platinum. A qualidade dos profissionais capacitados e o nível de detalhes abordados neste programa demonstram o compromisso da The360 em oferecer uma formação de alto nível para aqueles que desejam se destacar na indústria, super recomendo o curso e além do que fazer um curso de alto padrão dentro do Morumbis é aprender a partir de experiencias prazeirosas e significativas.
Veja aqui a lista dos profissionais altamente qualificados que a The360 reuniu para o Curso Sports Platinum: A gestão esportiva dos “4E’s”: Eventos, Entretenimento, Experiência e Engajamento.
Por,
Amably Monari
Como Mestre pela USP, atuo nas áreas de Psicologia, Neuropsicologia, UX/UI Designer e UX Research, idealizadora da Brain Flow, integrando a equipe de Negócios e Inovação na Camélia e atuando como UX Researcher na Jurema. Minha experiência como motociclista nômade pela América do Sul durante 4 anos, mais 80 mil kms, com projeto humanitário Psicologia Por el Mundo com foco etnográfico, e mais de 10 anos de atuação profissional, enriqueceu minha visão de mundo e contribuiu significativamente para meu desenvolvimento pessoal e profissional.
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