Convidada pela Ducati Brasil, e aos comandos do Piloto Leandro Mello, testei a Ducati Monster 797 2018. O test ride exclusivo para pilotos e jornalistas, aconteceu na pista de provas da Pirelli em Sumaré-SP.
–
Mas antes de falar sobre a 797….
…uma curiosidade, pra quem não sabe…Ayrton Senna era Ducatista, proprietário de uma Monster 900 e uma Desmo 851. A primeira Monster foi divulgada em 1992 ( protótipo), e começou ser comercializada em 1993, quando Senna apareceu pilotando uma, foi uma bela propaganda e caiu no gosto de muitos. Inclusive em 1994, Senna visitou a fábrica da Ducati em Borgo Panigale, na região de Bologna, na Itália, para contribuir com o desenvolvimento de série especial da 916 Senna. Por isso depois de muitos anos, surgiu a 1199 Panigale S Senna, que é uma releitura da 916. Uma linda homenagem e moto qual, tive o prazer de pilotar anos atrás.
–
–
–
–
–
Eu Eliana Malizia, na Panigale SENNA – Foto André Ramos
–
Foto: André Ramos
–
Mas…vamos lá….vim aqui falar da Nova Ducati 797, que é a evolução da 796, e finalmente chegou, depois de ser apresentada no Salão de Motocicletas de Milão 2017 e durante o Salão Duas Rodas em São Paulo ( 2017).
–
Veja todos detalhes da moto no vídeo:
–
Primeiramente, curti de cara o design que se destacou ainda mais na cor branca, a moto é robusta, chama atenção e assim que sentei nela, me vestiu muito bem (altura do assento é de 805 milímetros), a vontade foi logo de sair acelerando, e foi o que fiz.…é, a moto esta um “SPETTACOLO”, ela vem com boas novidades e é certo que ira se destacar entre as Nakeds. Equipada com vários itens de série e muita tecnologia.
O quadro é em tubos de aço e com o braço oscilante duplo de alumínio.
–
Motor
A junção perfeita; potência e velocidade. São 803cc, arrefecimento a ar, 75 cavalos de potência máxima nas 8.250 rotações e 6,8 kgf.m a 5.750 rpm. O motor é liso, possível pilota-la com conforto em baixa, média e alta velocidade, sem vibração alguma. Você quer torque, ela lhe dará torque, quer pilotar devagar no transito, ela também vai muito bem. Penso eu que o cara que queira um modelo de moto naked com pegada esportiva e que sirva para usar no dia dia, encontrou a moto adequada. Alias, um ótimo “brinquedo” para um track day também!
–
Freios e Faróis
O sistema ABS é item de série. O sistema de freios Brembro traz disco duplo de 320 mm de diâmetro com duas pinças radiais e quatro pistões na dianteira, na parte traseira, há disco simples de 245 mm.
Os faróis, lanterna e setas da naked são todos de LED.
–
O câmbio é de seis velocidades, com embreagem multidisco APTC em banho de óleo.
–
Falando em tecnologia e Ciclística
Painel em LED com informações de velocidade, relógio, consumo de combustível, rotação de motor, temperatura do óleo do motor, e médias parciais de consumo e velocidade.
–
Foi uma diversão a parte deitar a nova 797, ela responde rapidamente os comandos de direção. Me encaixei perfeitamente na ergonomia da moto, o que facilita muito a pilotagem. E creio eu que terá ciclística perfeita para quem é alto. Ela tem espaço de sobra na carenagem lateral, onde encaixa as pernas.
–
O sistema de suspensão inclui um garfo Kayaba na frente com tubos de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Atrás está o monoamortecedor Sachs de 150 mm de curso com pré-carga ajustável. A Ducati Monster 797 tem rodas de 17 polegadas, com pneus 120/70 na dianteira e 180/55. Suspensão dianteira não tem regulagem, a traseira com dois tipos de ajustes.
A moto veio pra brigar com as outras Nakeds e esta com um preço bastante competitivo.
–
Rolou aquela self, coisa que a gente faz quando gosta muito da moto
–
Especificações técnicas da Ducati
Ficha técnica
Motor: 803cc, 2 cilindros, 2 válvulas por cilindro, comando desmodrômico, refrigeração a ar
Diâmetro x curso: 88 mm x 66 mm
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 75 cv a 8.250 rpm
Torque: 6,8 kgf.m a 5.750 rpm
Câmbio: 6 marchas
Chassi: treliça de aço
Alimentação: injeção eletrônica
Suspensões: garfo telescópico invertido na dianteira e monoamortecida com regulagens de pré-carga e retorno na traseira
Pneus PIRELLI: 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira
Freios: discos de 320 mm com pinças de 4 pistões na dianteira e disco de 245 mm com pinça de 2 pistões na traseira
Comprimento: 2.099 mm
Largura: 830 mm
Altura: 1.085 mm
Altura do banco: 805 mm
Entre-eixos: 1.435 mm
Distância do solo: n.d.
Peso: 193 kg (ordem de marcha)
Tanque de combustível: 16,5 litros
–
–
Cores disponíveis
Vermelho com quadro e rodas pretas e Branco com chassi e rodas vermelhas.