Por Eliana Malizia
Fotos Caio Matos
–
Testei a Honda CB 1000R, o primeiro modelo da família Neo Sports Café no Brasil, chega nas concessionárias neste mês ( abril).
–
Fora do Brasil já existem variações de 650 e 300cc
–
Mais de 200 motos já foram vendidas desde que deram inicio na pré-venda. E agora, finalmente chegam nas concessionárias e serão entregues neste mês de Abril/19. As primeiras unidades da nova geração da Honda CB 1000R 2019 começam a ser vendidas no país por R$ 58.690.
–
Esqueça o modelo anterior, a nova CB1000R é completamente diferente, já começando pelo design retro/minimalista, o novo design conta com novo chassi de aço e pesa 12 kg menos que a anterior.
–
O motor de 4 cilindros vem da CBR 1000RR Fireblade. São 998 cm³, 141 cv a 10.500 rpm e 10,2 kgf.m a 8.250 rpm.
–

Ela alcança logo na primeira marcha, 100km/h, e de final chega a 233km/h.
Mas quando precisei pilotar em baixa, entre carros no transito, ela foi muito bem, basta mudar o modo de pilotagem.
–

O farol redondo sem dúvidas, é a parte mais retro do modelo
–

Instalados garfo invertido Showa ajustável em compressão, retorno e pré-carga de mola, amortecedor também é ajustável, em retorno e pré-carga, ponteira de escapamento dupla em inox.
–
O torque forte e respostas rápidas nas mudanças de direção, surpreendem.
–
No painel; conta-giros à esquerda, com indicador de marcha central, a intensidade da entrega de potência, da atuação do controle de tração e do freio-motor sempre à mostra.
–

O banco garupa é removível, e embaixo do banco espaço para documentos ou pequenos objetos.
–
Conta também com 4 modos de pilotagem, Standard, Sport, Rain e User. Durante um trajeto ( ida e volta) com total de 300km, pude usar todos os modos e notar o quanto é útil. A CB1000R, possui muita tecnologia e acredito que vai ganhar muitos pontos por isso, além claro do design que é de encher os olhos.
–
O consumo médio da CB 1000R foi de 16,2 km/l.
–
Vendida nas cores vermelho metálico e preto perolizado.
–
Gosta de tecnologia, conforto, força e beleza? Esta moto foi feita pra você!
–
Ficha técnica
Honda CB 1000R
–
Motor
Tipo: DOHC, Quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida.
Cilindrada: 998,4 cc
Potência Máxima: 141,4 CV a 10500 rpm
Torque Máximo: 10,19 kgf.m a 8000 rpm
Transmissão: 6 velocidades.
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 75,0 x 56,5 mm
Relação de Compressão: 11.6 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina
Sistema Elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8.6 Ah (10H)
Farol: LED
Capacidade
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Óleo do Motor: 3,6 l. (2,7 litro p/ troca)
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2117 x 789 x 1094 mm
Distância entre eixos: 1452 mm
Distância mínima do solo: 138 mm
Altura do assento: 830 mm
Chassi
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono-Shock / 131 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/ 310 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Pneu Dianteiro: 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/55ZR 17M/C (75W)
Peso Seco: 199 kg
–